
A cantora Tess Arlow começa 2026 com o lançamento de seu álbum de estreia nas plataformas de streaming. Com 18 faixas inéditas, ‘Primeiro Susto’ revela a versatilidade da artista, que passeia entre ritmos românticos e dançantes com voz, entonação e atitude de uma estrela real. Um detalhe é que foi a Inteligência Artificial que criou tudo, desde o visual até o timbre e as melodias presentes no trabalho.
Na verdade, quase tudo. As letras das canções são de Carolina Barros, jornalista e autora do livro ‘Na Esquina do Caos’ (Editora Patuá). Originalmente poemas, os textos foram musicados por Rica Barros, fundador e CEO da TESS AI, como uma forma de homenagear a escritora, que é sua esposa.
“Um dia, estávamos juntos em casa e coloquei a primeira música para tocar. Ela percebeu que era um poema do livro e ficou surpresa, tipo: ‘como você fez isso?’”, relembra Rica. Antes de virar um álbum, foram lançados sete singles do projeto, que foi inteiramente executado pela plataforma brasileira de inteligência artificial TESS.
O resultado é ‘Primeiro Susto’, um álbum de MPB contemporânea em sintonia com os ritmos mais tocados nas rádios brasileiras. Entre os destaques da obra, a faixa ‘Santa Maria’ leva o nome da cidade natal de Carolina e mistura uma produção moderna com toques de percussão, violão e cordas. Com influência de R&B, ‘360º’ é um comentário dançante sobre as escolhas da vida e como elas afetam quem somos. Também chama atenção a nostálgica ‘Feliz e Ponto’, que reflete sobre as diferenças entre a vida adulta e a infância.
“Primeiro Susto” está nas principais plataformas de streaming, como Spotify e YouTube.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação