UM CONTEÚDO OVOCOM

ECCON, Citrosuco e Reservas Votorantim lançam PSA Carbono Agro Perene

A metodologia inédita para mercado de carbono remunera produtores por meio da conservação e impulsiona a produção sustentável

Yuri Rugai Marinho / ECCON
Yuri Rugai Marinho / ECCON | Divulgação

A ECCON Soluções Ambientais lançou metodologia inédita para o mercado de carbono e o agronegócio, chamada PSA Carbon Agro Perene. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Citrosuco e a Reservas Votorantim. O objetivo é garantir a prestação de serviços ambientais por meio da remuneração dos proprietários rurais. Assim, propõe fazer frente às mudanças climáticas e à emissão de gases de efeito estufa, e fomentando a produção sustentável de alimentos.

O PSA Carbon Agro é uma derivação de outra metodologia, o PSA Carbonflor, também desenvolvida pela ECCON com contribuições da Reservas Votorantim, mas voltada para a geração de crédito de carbono pela conservação em áreas florestais. A PSA Carbonflor tem amplo reconhecimento no Brasil e no exterior e pode ser uma das principais metodologias desse tipo no Brasil nos próximos anos.

O fundador e CEO da ECCON, Yuri Rugai Marinho, destaca a importância de metodologias desenvolvidas por empresas com expertise local, em processos que atendam as especificidades e a complexidade do bioma brasileiro.

“As metodologias de medição de biomassa e serviços ambientais até então no Brasil vêm de países com pouca biodiversidade e menor conhecimento florestal. Precisamos de metodologias nacionais mais completas e que melhor reflitam nossas características de sociobiodiversidade”, diz Marinho. “Esperamos que nosso trabalho e investimento deixem um importante legado ao país e impulsionem a economia”.

O conteúdo fica, agora, aberto a contribuições (consulta pública) e melhorias, para posterior aplicação, em fase piloto de testes.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.