
A Melver, edtech focada na formação de profissionais para o mercado financeiro, marcou presença na 30ª edição da Bett Brasil, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, realizado em São Paulo. A participação inédita ocorreu por meio do projeto Melver nas Escolas, criado para promover educação financeira para jovens e crianças em escolas públicas e privadas.
O projeto oferece materiais didáticos exclusivos e aulas ministradas por instrutores especializados da Melver, direcionadas a alunos, professores e pais. Dessa forma, o estudante recebe apoio tanto no ambiente escolar quanto em casa.
“A educação financeira vai além de consumir com consciência ou economizar — é uma mudança de estilo de vida. Envolve priorizar a família, cuidar de quem está em casa e cultivar uma mentalidade voltada para a construção de uma vida melhor”, diz Fabricio Henrique Cardoso, head de produtos da Melver.
Com essa mentalidade, a edtech tem o objetivo de expandir o projeto para todo o País. Para isso, a instituição já apresentou a iniciativa a prefeituras de mais de dez estados. Cidades como São Joaquim da Barra (SP) e Florianópolis (SC), inclusive, já implementaram projetos-piloto do programa Melver nas Escolas.
A edtech acredita que ensinar educação financeira desde a infância é essencial para formar adultos financeiramente responsáveis. Essa é uma necessidade crescente no Brasil, visto que o número de endividados no país, em novembro de 2024, aumentou 0,94% em relação ao mês anterior, com 73,79 milhões de inadimplentes, segundo os dados mais recentes do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil do Serasa.
O programa da Melver prevê a capacitação de professores e coordenadores para atuarem como multiplicadores de conhecimento nas instituições de ensino. Em 2024, a empresa realizou a fase inicial do projeto em parceria com o Governo de Santa Catarina para a promoção de educação financeira em escolas estaduais da região.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação