UM CONTEÚDO OVOCOM

Estudo revela tendências do debate no STF do Marco Civil da Internet, e mais...

Relatório da Systemica mostra busca por integridade no mercado de carbono; IAB lança guia de uso de IA e Prisma, da Palqee, chega ao Brasil

Pedro Henrique Ramos/Reglab
Pedro Henrique Ramos/Reglab | Imagem: divulgação

Estudo do Reglab, centro de pesquisas especializado em tecnologia e regulação, acaba de mapear os principais argumentos e os interesses dos agentes envolvidos no debate sobre o Marco Civil da Internet no STF. Na pesquisa Interesses em Jogo no STF: Mapeando a Disputa pelo Marco Civil da Internet, o centro analisou, ao todo, 87 documentos do processo, incluindo 46 transcrições de falas nas audiências públicas. Os argumentos foram classificados por tipo de evidência apresentada e inseridos em um mapeamento visual de agentes interessados por setor. 

O Reglab se debruçou sobre os dados e chegou a conclusões. Uma delas é que defensores da constitucionalidade do artigo 19 estiveram em maior número (48%) e apresentaram mais argumentos únicos (45) que os defensores de outras posições. Também descobriu que entidades da sociedade civil e academia representaram 50% da amostra, com mais da metade desses se manifestando a favor da constitucionalidade (59%). E a defesa da inconstitucionalidade contou com menor número de manifestações (20%) e menor número de argumentos (32) em relação à tese de constitucionalidade.

O julgamento terá impacto amplo no cenário regulatório brasileiro, incluindo o entendimento de tribunais de todas as instâncias sobre redes sociais e outras plataformas da internet. Também terá efeito para Executivo e Legislativo, especialmente no debate sobre regulação das grandes plataformas. “Trata-se de um dos casos mais importantes sobre regulação digital no Brasil. A decisão poderá definir o equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade das plataformas digitais”, diz Pedro Henrique Ramos, fundador e diretor-executivo do Reglab.


IAB Brasil lança guia de uso da IA na publicidade digital

O IAB Brasil lançou nesta sexta-feira (22) o Guia de Uso da Inteligência Artificial na Publicidade Digital. O material é voltado a profissionais de marketing e publicidade que desejam se aprimorar utilizando ferramentas de inteligência artificial (IA). Desenvolvido pelo Comitê de Inteligência Artificial do IAB, o guia reúne orientações para o uso responsável e eficiente da IA em campanhas publicitárias. 

Dividido em áreas como Criação, Mídia, Tomada de Decisões e Medição, o material inclui tutoriais, prompts customizáveis, cases de sucesso e um glossário detalhado. O objetivo épossibilitar aos profissionais aprimorem a personalização e a análise de des empenho de suas estratégias.

Além de recomendações práticas, o guia traz entrevistas com líderes do setor que já utilizam IA no dia a dia, destacando o impacto positivo da tecnologia no mercado. Segundo Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover inovação na publicidade digital. 

Denise Porto Hruby/IAB | Imagem: divulgação

“O lançamento do guia reafirma o compromisso do IAB Brasil com o desenvolvimento do setor em todos os temas que tocam a publicidade digital. A IA, sem dúvida, é um dos nossos temas prioritários. Com o guia, fazemos mais uma entrega relevante para todos os profissionais no entendimento da IA dentro da publicidade”, diz Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil

Para acessar o guia na íntegra, clique aqui.


Systemica vê mais integridade no mercado de carbono

O mercado voluntário de carbono seguiu tendência de crescimento moderado no terceiro trimestre de 2024. Também houve busca por maior integridade nos créditos e mais empresas solicitando a validação na SBTi. O órgão é uma iniciativa global de redução de emissão de gases de efeito estufa. Essas são informações que a Systemica, empresa de consultoria ambiental, traz em seu relatório trimestral, divulgado na semana passada. 

O relatório aponta que o número de aposentadorias de créditos cresceu 11% do terceiro trimestre de 2023 para o de 2024. Com relação ao segundo trimestre, a alta foi de 7%. Além disso, o perfil das aposentadorias passou por alterações significativas. Os compradores ficaram mais interessados em soluções baseadas na natureza, como restauração florestal, que tiveram aumento de buscas de 43% neste último trimestre. Em contraste, os créditos relacionados a projetos de energia renovável enfrentaram retração de 7%. Isso ocorreu em grande parte devido à rejeição de metodologias específicas pelo Integrity Council for the Voluntary Carbon Market (ICVCM).

Projetos de reflorestamento | Imagem: divulgação

Outro destaque foi o avanço no número de empresas com compromissos validados ou revisados pela SBTi. Durante o período, 1.169 organizações tiveram suas metas aprovadas ou aprimoradas. Isso representou um aumento de 8% em relação ao trimestre anterior e de 51% em comparação a 2023. 

O documento conclui que essa evolução, embora ainda incipiente, demonstra o impacto positivo do estabelecimento de critérios mais rigorosos de qualidade definidos pelo ICVCM e de processos de diligência mais robustos. Com o avanço dessas práticas, espera-se a formação de uma base mais sólida para a estabilidade dos preços e o fortalecimento da confiança no mercado voluntário de carbono, alinhando-o aos objetivos globais de descarbonização e sustentabilidade.


Sistema de vigilância de IA da Palqee chega ao Brasil

A Palqee, startup anglo-brasileira de tecnologia, lança o Prisma, uma ferramenta projetada para governança e monitoramento de riscos em tempo real de sistemas de inteligência artificial em grandes empresas. Com o objetivo de atender à crescente demanda por responsabilidade e ética no uso de IA, o Prisma garante que as decisões automatizadas sejam mais transparentes e confiáveis.

O primeiro cliente da solução no Brasil é a KPMG Brasil, uma das maiores consultorias globais. A empresa está utilizando o Prisma para reforçar sua estratégia de governança e controle de IA, garantindo mais segurança e precisão em seus processos internos. Em apenas três meses de monitoramento, o Prisma identificou pontos críticos, como uma taxa de 13,89% de alucinação nos outputs da IA, além de uma influência de 6% do tom de entrada e 5% da clareza de entrada nos resultados da IA. Esses dados permitiram que a KPMG formulasse estratégias de mitigação e ajustasse seus processos de governança para reduzir riscos críticos, aumentando a precisão nas interações e confiança nos resultados.

Fundadores da Palqee | Imagem: divulgação

Outro cliente é a Osprey Flight Solutions, uma das principais empresas do Reino Unido do segmento de gestão de riscos na aviação, que escolheu o Prisma para aumentar a confiança e a segurança nas operações, monitorando riscos em tempo real e assegurando decisões confiáveis em suas soluções para o setor. 

Até o final de 2025, a Palqee espera alcançar a marca de 100 empresas utilizando a solução no Brasil. Por modelo de assinatura baseada em volume de interações, a empresa prevê arrecadar com o novo produto R$120 milhões nos próximos cinco anos. 

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação