O NAUFest 2024, festival de inovação e educação organizado pela Junior Achievement Brasil, vai ocorrer pela primeira vez em todas as regiões do país. A largada será no Amapá, em 12 de setembro. Até o final de outubro, o festival também passará por Salvador, Vitória, Curitiba e Distrito Federal. A expectativa é reunir 12 mil jovens nas cinco cidades.
A programação inclui palestras, rodas de conversa e apresentações culturais voltadas à promoção de ideias inovadoras e com foco em temas como empreendedorismo, inovação, economia criativa, sustentabilidade e diversidade. Alexandre Mutran, diretor-executivo da JA Brasil, diz que o objetivo é conectar os jovens às tendências do mercado de trabalho e do empreendedorismo.
“O NAUFest é um espaço que incentiva os jovens a pensarem em seus planos de carreira, sobre o futuro do trabalho, habilidades empreendedoras, inteligência artificial e sustentabilidade. Tudo foi pensado para ser uma experiência imersiva inspiradora”, diz Mutran.
Idealizado pela Junior Achievement Americas, o NAUFest ocorre em 10 países da região e já gerou mais de 13 mil experiências educativas. No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez presencialmente no ano passado. Na época, então, reuniu mais de 6 mil participantes na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. Entre os patrocinadores do NAUFest 2024 no País, estão Sebrae, Gerdau, PMI, SAP, Delta Air Lines e Nestlé.
Fuse aborda blockchain em masterclass da Endeavor
Sócio e fundador das empresas Fuse Capital e BRX Finance, Dan Yamamura é o protagonista da segunda edição da Masterclass Endeavor em que aborda o tema “Cenário de Blockchain no Brasil: conceitos fundamentais”. No conteúdo, ele detalha a evolução da Web do início de seu desenvolvimento até os dias de hoje. O especialista explica, por exemplo, conceitos fundamentais do universo da Web3, como bitcoins, contratos inteligentes (smart contracts), descentralização e tokenização.
“A evolução da Web3 possibilita fazer uma série de coisas impensadas no passado recente. O próprio conceito de Finanças Descentralizadas (Defi) era irrelevante há alguns anos e hoje são muitos bilhões rodando dentro dessa infraestrutura. Além disso, esse tipo de troca permite que a estrutura em si seja testada e provada. Hoje estamos em um estágio de evolução que isso pode ser aproveitado junto do universo tradicional”, afirma Dan.
Ele foi mentor da Endeavor por mais de 10 anos e hoje é embaixador da comunidade de empreendedores. Sua Masterclass sobre blockchain está dividida em três episódios: “Conceitos fundamentais”, “Aplicações e oportunidades” e “Evolução do ecossistema e o setor público”. Os conteúdos podem ser acompanhados nas redes sociais da Endeavor Brasil.
Prêmio levará líderes à sede do MIT em Boston
O Prêmio Relevant Leaders 2024, organizado pela MIT Sloan Management Review Brasil em conjunto com o CNEX, busca reconhecer líderes que estão moldando o futuro das organizações no Brasil. As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 25/9. Com foco em inovação e transformação, o prêmio visa destacar aqueles que possuem um pensamento estratégico avançado, habilidade de execução, inteligência relacional e resiliência.
Com um processo de seleção que inclui desafios, entrevistas e dinâmicas, o prêmio é um reconhecimento com uma oportunidade de desenvolvimento profissional. Os finalistas terão acesso exclusivo ao conteúdo educacional da MIT SMR, assim como sessões de mentoria com especialistas renomados e oportunidades valiosas de networking.
Além disso, a MIT SMR Brasil e o CNEX levarão os seis melhores em uma viagem até Boston, sede do Massachusetts Institute of Technology. Lá farão um tour e reunião com o corpo docente da renomada universidade. Além disso, os Top 6 também terão destaque com a publicação de artigos na coluna Líderes do Futuro, da MIT Sloan Review Brasil.
“Com o Prêmio Relevant Leaders 2024, do CNEX e MIT Sloan Review Brasil, estamos elevando nossa missão de identificar e engajar líderes excepcionais que já se destacam como ‘outliers’ em suas organizações. Nosso objetivo não é apenas reconhecer essas trajetórias inspiradoras, mas também mapear as características que fazem dessas lideranças verdadeiras catalisadoras de inovação”, afirma Douglas Souza, CEO do CNEX e do MIT Sloan Management Review Brasil.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação