Luiz Lobo/Fintalk | Imagem: divulgação
Luiz Lobo/Fintalk | Imagem: divulgação

A Fintalk, startup que usa inteligência artificial para aprimorar a comunicação entre empresas e clientes, se prepara para lançar uma atualização de sua plataforma durante a NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, que ocorre no início do próximo ano nos Estados Unidos.

A empresa apresentará uma solução voltada a superar um ponto crítico do e-commerce: o abandono de carrinhos provocado pela fricção na etapa de pagamento (quando o consumidor precisa passar por várias telas até concluir a transação). No varejo, estima-se que um checkout mais simples pode elevar as vendas em até 35%.

Antes focada em atendimento e cobrança em grande escala, a Fintalk passou a atuar com pagamentos no último ano. Em 2026, o objetivo é integrar essa frente ao e-commerce, oferecendo uma experiência de compra conversacional.

“Estamos fazendo uma coisa que não existe hoje no mercado. Vamos lançar um conversational commerce com a jornada completa de pagamento, aproveitando o que já desenvolvemos anteriormente e levando isso ao e-commerce”, afirma Luiz Lobo, fundador e CEO da Fintalk.

“Na hora do pagamento, normalmente o consumidor é direcionado para uma tela de checkout. O que a Fintalk propõe é que essa transição não aconteça, permitindo concluir a compra sem sair da conversa”, completa.

A NRF Retail’s Big Show ocorre de 11 a 13 de janeiro em Nova York.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.