UM CONTEÚDO OVOCOM

Hackathon premia inovação em ESG, evento discute e-commerce e mais...

PWTech, startup do interior de São Paulo, assina contrato inédito de três anos com agência da ONU no Brasil

Sala de aula do Inteli
Sala de aula do Inteli | Imagem: Divulgação

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), em parceria com a NTT DATA, promove, entre 19 e 28 de agosto, um hackathon focado em impulsionar soluções tecnológicas em práticas de ESG. A atividade, em São Paulo, premiará com R$ 15 mil o grupo de estudantes vencedor.

O evento serve, então, como estímulo para a exploração de novos conceitos, promovendo a criatividade e desenvolvimento de soluções. Os alunos do Inteli serão testados em desafios de inovação para ESG por meio de projetos que têm como base os pilares de Digital Twin: visão computacional e dados sintéticos.

“Propor desafios a estudantes que estão ingressando no mercado de trabalho é interessante porque atingimos um público que será decisor nos próximos anos. Em um cenário de crescente conscientização sobre questões ambientais e sociais, investir em ESG é fundamental para garantir a competitividade e relevância no mercado”, afirma Lucas Niemeyer, head do Centro de Desenvolvimento de Liderança do Inteli.

As entregas podem ser compostas por modelos para projetos de IA e métricas de desempenho. Devem incluir, ainda, uma apresentação contendo informações sobre problema, solução e tecnologias utilizadas.

Entre os critérios de avaliação das soluções estão originalidade e inovação, assim como o potencial para melhorar os indicadores de ESG e alinhamento com sustentabilidade, escalabilidade, clareza na apresentação e, por fim, engajamento com questões de ESG.


Compra Rápida debate estratégias no e-commerce

A startup Compra Rápida realizou na última semana o Conversion Day. O evento dedicado a profissionais de e-commerce teve como foco a otimização da conversão em cada etapa do funil de vendas.

O encontro reuniu palestras de líderes do setor. Participaram, por exemplo, Carmen Pedroso (Head de Pagamentos da Electrolux), Edilaine Godoi (Head de Marketing e E-commerce na Ikesaki), Leandro Mourão (GT E-commerce Reebok, Caterpillar e Hoka Brasil), Leonard Castro (especialista em CRO) e Tom Canabarro (co-founder da Konduto), entre outros.

Eles discutiram temas como a efetividade de campanhas de marketing digital e boas práticas para maximizar o desempenho das agências de marketing. Além disso, debateram otimização da taxa de conversão (CRO) em sites de e-commerce, principais alavancas de conversão no processo de check-out e aplicação de IA para aumentar a conversão. Outros temas foram a experiência com agentes de IA atuando como vendedores, além de estratégias para reduzir fraudes e aumentar a aprovação de pagamentos.

“Nosso objetivo com o Conversion Day era criar um ambiente onde profissionais do setor pudessem trocar conhecimentos práticos que realmente possam ter aplicação no dia a dia das empresas. Pensamos no conteúdo para agregar valor e incentivar discussões produtivas entre os participantes”, afirma Mário Marcoccia, CEO da Compra Rápida. “Estamos muito satisfeitos em ter realizado um evento que proporcionou tanto aprendizado, networking e troca de experiências. Acreditamos que eventos como este são fundamentais para o avanço e a inovação no e-commerce brasileiro”, conclui o CEO.


PWTech assina com agência da ONU no Brasil

A PWTech é a primeira fabricante de purificadores de água do Brasil a fechar um contrato de longo prazo com o UNOPS, o escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos. O processo ocorreu por meio de licitação internacional. A startup produz em São Carlos, no interior de São Paulo, o PW5660, purificador de água portátil de baixo custo e fácil instalação e manutenção. Ações humanitárias da ONU, aliás, já utilizaram a tecnologia.

O contrato de longo prazo tem vigência de três anos. Prevê o acionamento imediato da PWTech pelos escritórios da entidade no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Além disso, após um ano do início da vigência, a startup poderá ser incluída, mediante avaliação, entre as opções de fornecedores de outras agências, fundos e programas da ONU no Brasil.

Atualmente, os purificadores da PWTech já beneficiam comunidades de mais de 20 países. Só por meio de doações coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e viabilizadas pelo UNOPS, o PW5660 chegou a 14 nações em zonas de conflito ou sob o efeito de emergências climáticas. Entre os exemplos estão Ucrânia, Faixa de Gaza, Síria e Etiópia.

Fernando Marcos Silva, presidente da PWTech, diz que o contrato impulsiona o compromisso da empresa em promover a universalização do acesso à água potável. “Estamos prontos para atender às demandas e levar água de qualidade às pessoas que precisam”, afirma.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.