Ana Garcia/Inteli | Imagem: divulgação
Ana Garcia/Inteli | Imagem: divulgação

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) lançou o MBA em IA e Dados para Negócios. O programa de pós-graduação lato sensu une tecnologia e negócios em um formato de ensino prático. As inscrições já estão abertas. As aulas começam em fevereiro de 2026.

O MBA do Inteli traz a mesma metodologia de ensino por projetos (project-based learning) utilizada na graduação da faculdade. Isso significa que os alunos do programa irão lidar no dia a dia com casos práticos. Nesse sentido, entregarão diagnósticos de oportunidades em Inteligência Artificial (IA), planos de negócios, protótipos de agentes de IA e modelos preditivos.

O curso tem duração total de 12 meses – são 480 horas entre atividades presenciais e online. O programa se divide em quatro módulos obrigatórios. O foco está no uso de IA em negócios, abordando temas como otimização e automação de processos, desenvolvimento de produtos e escalabilidade de projetos. Além desses módulos, há também trilhas eletivas para aplicação de IA em contextos específicos.

Na prática

O novo curso do Inteli é voltado para profissionais que já estão no mercado de trabalho, e que querem se especializar no uso e aplicação de IA. “Em um momento em que o domínio da Inteligência Artificial passou a ser um diferencial competitivo em inúmeros mercados, o MBA do Inteli traz um contato extenso e aprofundado com essa tecnologia. E com a marca prática do modelo pedagógico do Inteli”, diz Ana Garcia, diretora de Crescimento (Growth) do Inteli.

De acordo com Ana, os alunos do MBA aprenderão não só a usar a tecnologia na prática, mas a pensar as diferentes situações e ferramentas de forma crítica e responsável. “O MBA não irá somente ensinar a criar um sistema de IA, mas sim desenvolver um olhar acurado para entender potências, riscos e modelos de governança no contexto corporativo”, afirma.

As inscrições podem ser feitas no site do MBA do Inteli. Após a inscrição, os candidatos também irão passar por etapas de avaliação de perfil e entrevista.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.