
A Junior Achievement (JA) Brasil, organização dedicada à educação empreendedora de jovens, anuncia a contratação de Solange Feliciano como gerente de Sustentabilidade e Parcerias. Solange tem uma sólida carreira voltada a projetos de impacto social. Chega à organização com o objetivo de expandir a base de mantenedores e ampliar o alcance dos programas promovidos pela Junior Achievement.
“Entro com a missão de aumentar a nossa rede de doadores, trazer mais visibilidade de marca e fazer com que nossos projetos impactem um número maior de jovens”, afirma Solange.
Solange traz em sua bagagem uma trajetória marcada por iniciativas transformadoras. Coordenou um projeto de impacto social na Microsoft entre 2020 e 2023. Lá, capacitou cerca de 250 mulheres negras em computação em nuvem, conquistando certificação internacional e empregabilidade para elas. Com esse trabalho, recebeu em 2023 o prêmio “Women that Build”, da Globant, reconhecimento a mulheres que impactam a indústria da tecnologia com impacto social. Também foi reconhecida pela cidade de São Paulo com uma Honra ao Mérito em 2024 .
Também atuou como diretora de ESG e Impacto em uma startup de educação, onde implementou um selo de igualdade racial após ampliar o número de pessoas negras na liderança. Há dois anos, é conselheira da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos da cidade de São Paulo e conselheira de sustentabilidade da Fundo Brasil.
Impacto social
Faz parte do Comitê de impacto da Alumni da Fundação Dom Cabral e recentemente entrou para o Comitê de sustentabilidade do Diversity on Board. Além disso, é coautora de três livros que abordam inclusão e protagonismo feminino: “Ensemble-solo a sinfonia”, “Aceleradora de Carreiras – Quebrando limites” e o último “Anuário Sementes”.
A motivação de Solange para trabalhar com impacto social está enraizada em sua própria história. Mulher negra de 47 anos, ela vivenciou a falta de direcionamento profissional em sua juventude. “Eu me vejo no lugar das crianças e adolescentes que estão hoje nas escolas em que atuamos. Muitos não têm referências ou só conhecem as profissões clássicas, como médico e advogado. Mas não sabem o que um executivo faz, o que um gestor de sustentabilidade faz. Não são apresentadas a essas possibilidades”, diz.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.