A fintech Magie, que criou uma assistente financeira baseada em inteligência artificial (IA) integrada a um banco digital no WhatsApp, recebeu um aporte de R$ 22 milhões. O investimento foi liderado pelo fundo de investimento norte-americano Lux Capital. Somando ao cheque anterior de R$ 6 milhões do fundo brasileiro Canary, a fintech concluiu sua rodada seed com montante total de R$ 28 milhões.
Com seu banco digital impulsionado por IA no WhatsApp, a fintech facilita transações financeiras. Permite, por exemplo, que os usuários façam Pix, paguem boletos e realizem diversas outras operações bancárias. Para isso, basta apenas enviar mensagens ou áudios no aplicativo, contando com uma funcionalidade nativa de senha.
Desde o seu lançamento no início de 2024, a Magie já movimentou mais de R$ 100 milhões em transações. Inicialmente a fintech tinha como foco o público de alta renda. Agora, traça estratégias para expandir seus serviços a um público ainda mais amplo.
O fundo Lux Capital possui US$ 5 bilhões sob gestão e tem um dos principais portfólios em IA no mundo. Fazem parte dele unicórnios como Hugging Face, Runway e Together, além de fintechs como Ramp, avaliada em US$ 8 bilhões na última rodada em abril deste ano. Os fundadores da Ramp também investiram na rodada da Magie como anjos.
O aporte será direcionado para reforçar a expansão da Magie no mercado brasileiro. A ideia é fortalecer sua infraestrutura de segurança, assim como explorar novas funcionalidades. Uma delas é a integração via Open Finance, que permitirá a conexão com outras instituições financeiras. Paralelamente, a fintech continuará investindo em inovações tecnológicas. Isso inclui o reconhecimento facial, para garantir que a experiência do usuário seja cada vez mais segura, eficiente e confiável.
“A parceria com o Lux Capital veio de forma muito natural. Eles viram no Brasil a oportunidade proporcionada em utilizar inteligência artificial em um setor cheio de ineficiências e falta de alinhamento entre clientes e instituições, mas com ambiente regulatório favorável e alto uso do WhatsApp para distribuição”, afirma Luiz Ramalho, co-fundador e CEO da Magie.
Academia e investidores firmam pacto pela inovação
O Rio de Janeiro deu um importante passo em direção à consolidação de sua posição como um polo de inovação no Brasil com a assinatura do Pacto pela Inovação. O documento é fruto de uma mesa redonda durante o Rio Innovation Week. Reunindo líderes acadêmicos, investidores, empreendedores e setor público, a iniciativa visa transformar a produção acadêmica em negócios viáveis, assim como promover o desenvolvimento econômico sustentável na cidade do Rio de Janeiro.
A mesa redonda contou com a mediação de Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos. O debate reuniu líderes de destaque da academia, como Romildo Toledo, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ; Marcelo Viana, presidente do IMPA; Marcio Albuquerque, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Samuel Barros, reitor do IBMEC; Alexandre Street e Luiza Martins, professores da PUC-Rio e Klena Sarges, pesquisadora da FioCruz.
A roundtable teve, ainda, a presença de representantes do mercado de inovação. Entre eles, Bruno Flach, diretor de pesquisas da IBM; Daniel Marigliano, head de alianças da FCJ Group; Cristiane Moura, gerente sênior da BIP Consultoria; Daniel Barros, CEO do Maravalley; Moises Swirski, cofundador da MSW Capital; Rafaela Guerrante, pesquisadora do INPI e Francine Tavares, CEO da Dobra Tech, reforçando a integração entre academia, empresas e investidores.
Os participantes saíram do evento comprometidos com ações conjuntas. Elas incluem parcerias que têm como objetivo transformar o Rio de Janeiro na capital brasileira da inovação. Houve, ainda, a assinatura de um manifesto. O documento simboliza um marco na integração entre conhecimento acadêmico e o mercado, criando, assim, um ecossistema propício para o surgimento de novas tecnologias e negócios inovadores na cidade. O documento na íntegra está disponível aqui.
Caju leva palestras e resultados de ações sustentáveis ao CONARH 2024
A Caju, empresa de tecnologia que oferece benefícios e soluções para RHs, marca presença novamente no CONARH. O evento, que ocorre ocorre entre 27 e 29 de agosto, é um dos maiores do mercado de gestão de pessoas no Brasil. O estande da empresa terá 150 metros quadrados e promete ser um dos destaques do evento. Assim, oferecerá uma programação de conteúdo robusta e uma série de ativações para o público interagir com os produtos da Caju.
Para a edição de 2024, o Palco Cajuína, dentro do estande, terá mais de 10 palestras ao longo dos três dias de evento. Serão talks e palestras de grandes nomes do mercado, por exemplo, Natura, Wellhub, Dengo, Fundação Dom Cabral, Comp, Kimberly Clark, entre outros. A marca também conduzirá uma palestra na Arena TOTVS sobre “Como utilizar os benefícios de maneira estratégica para atrair e reter talentos de alta performance”, comandada por Lucas Fernandes, CHRO da Caju, e Luana Alahmar, Líder de Estratégia e Inteligência de Mercado da Caju.
”Ter uma participação relevante em um evento como o CONARH é muito importante para nós. Isso porque por meio dele podemos nos conectar diretamente com o nosso público, formado por empresas de todo o Brasil. Além disso, podemos mostrar quais são as nossas principais novidades e serviços para aqueles que ainda não são Caju”, comenta Eduardo del Giglio, CEO da Caju.
Neste ano, a Caju está olhando de forma significativa para a frente de sustentabilidade. Dentre as iniciativas implementadas, por exemplo, houve a redução de 87% no uso de materiais impressos comerciais e a criação de uma estratégia de distribuição de brindes focada no consumo e produção responsáveis.
Além disso, a Caju assegurou a presença de um intérprete de libras no Palco Cajuína e a contratação de promotores com foco em diversidade. Nesse sentido, a empresa garantiu que 50% do time seja composto por pessoas pretas, 50% por mulheres e ainda com participação ativa de pessoas acima dos 40 anos.
O evento também marcará o aniversário de um ano de Caju Ciclos. Com a solução integrada da Caju para admissão e gestão de dados do RH e de benefícios, as empresas podem centralizar as informações e documentos dos colaboradores. Tudo de forma automatizada. Durante o CONARH, a marca irá lançar uma funcionalidade inédita relacionada a esse produto, que ainda não foi divulgada.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.