A maioria das empresas (87,5%) usam IA, mas só 35,7% acham essencial para o negócio. Esse foi o resultado do levantamento “AI Insight 2024”, feito pelas empresas de comunicação OvoCom, Base e Crania. A pesquisa mostra a adoção de inteligência artificial (IA) no mundo dos negócios, e foi cuidadosamente realizado com o portfólio de clientes dessas empresas, abarcando mais de 80 companhias líderes em uma variedade de segmentos.
Segundo a pesquisa, os principais benefícios da IA para as empresas são: automação de processos (23%), otimização de produtos e serviços (21,6%), ganho de eficiência (21,2%), redução de custos (20%), análise de dados (8,2%) e personalização do cliente (6%). Além disso, as ferramentas mais utilizadas são ChatGPT, Gemini, TensorFlow, Blue Prism e Watsonx.
Paula Ponzi, fundadora do grupo OvoCom, comentou: “A inteligência artificial está modificando o modo como as empresas operam. Atualmente, organizações podem analisar tendências de mercado e comportamentos de consumidor de maneira eficaz, facilitando decisões estratégicas. Esse avanço tecnológico impulsiona a inovação e solidifica a competitividade de empresas no atual panorama econômico.”
Jader Fernandes, sócio-diretor da Base Comunica, destacou: “Os dados coletados ressaltam a ampla adoção da IA, em contraste com sua subutilização estratégica, indicando uma considerável janela de oportunidades para empresas de todos os portes inovarem e aprimorarem seus modelos de negócio”.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.