A presença feminina no mercado de trabalho brasileiro tem crescido, mas ainda enfrenta desafios. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a taxa de participação das mulheres na força de trabalho chegou a 52,2% em 2023, um avanço em relação aos anos anteriores. No entanto, a desigualdade persiste, com disparidades salariais e menor representatividade em cargos de liderança.
A pesquisa aponta que, apesar do aumento na inserção das mulheres no mercado, muitas ainda enfrentam dificuldades no acesso a oportunidades formais e em setores tradicionalmente dominados por homens. Além disso, a presença feminina em posições estratégicas e de tomada de decisão segue abaixo do ideal, refletindo barreiras estruturais e culturais.
Destaques
Conheça algumas das mulheres que ocupam cargos de liderança e vêm transformando seus setores:
Isabel Opice, co-founder da Impulso Gov
Formada em Economia pelo Insper, mestre em economia pela FEA-USP e em administração pública pela Harvard Kennedy School of Government. Ela é uma das fundadoras da Impulso Gov – organização sem fins lucrativos que apoia profissionais do SUS no aprimoramento das políticas públicas de saúde por meio do uso de dados e tecnologia. Antes, trabalhou no Governo do Estado de São Paulo, na área responsável por parcerias com a iniciativa privada e no Instituto Ayrton Senna.
Isabel acredita em um terceiro setor que aja de modo inovador e sustentável e entende que a forma mais eficaz de causar impacto e reduzir as desigualdades no Brasil é tornando o governo mais eficiente. Hoje, além de co-founder, é diretora de operações da Tech Nonprofit.
Valérie Cadier Adem, diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócios na Hashdex
Tem mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro, incluindo passagens pelo Itaú Unibanco, Nubank e XP. Integrou o time de fundadores da gestora global de criptoativos Hashdex. Atualmente, a executiva comanda as iniciativas de desenvolvimento de negócios e marketing da empresa no Brasil. A Hashdex criou o primeiro ETFs cripto do mundo e outros produtos inovadores.
Mulheres de comunicação
Mariana Hatsumura, CMO na Caju
Formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM. A executiva possui uma trajetória sólida em marketing e desenvolvimento de negócios. Além de somar dez anos de experiência na Microsoft, também passou por empresas como Sony, brMalls e IBM. Acumulou expertise na gestão de marcas e estratégias digitais. Atualmente é CMO da Caju, empresa de tecnologia que transforma a experiência de empresas e colaboradores na gestão de benefícios, despesas e pessoas. Hoje, a Caju já soma mais de 40 mil clientes no Brasil.
Carolina Rossettini, COO na Noodle
Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Mídias Digitais pela ESPM, Carolina construiu uma carreira sólida ao longo de mais de doze anos. Ela passou pelas principais empresas de comunicação do País. Foi uma das pioneiras na estruturação do mercado de marketing de influência no Brasil, ajudando a criar processos, squads e metodologias exclusivas. Atualmente, é COO e sócia da Noodle, fintech especializada na economia criativa que oferece soluções financeiras inovadoras para criadores de conteúdo e influenciadores.
Advogada, engenheira e empreendedora
Maria Luiza Inácio, co-fundadora e COO da Big Boom
Formada em Direito, é COO e co-fundadora da Big Boom, marca criada com o propósito de promover a saúde feminina. A empresa desenvolve produtos certificados pela ANVISA, como creatina, colágeno hidrolisado e proteína vegetal, formulados para potencializar o desempenho e o bem-estar das mulheres. Com uma abordagem inovadora e foco na qualidade, a Big Boom vem expandindo sua presença no mercado e se consolidando como referência em suplementação.
Maria Helena Azevedo, COO na PWTech
Com mais de 20 anos de experiência, a engenheira tem uma trajetória sólida atuando em diversos segmentos industriais em toda a América Latina. A executiva é COO e uma das fundadoras da PWTECH, startup referência global em soluções inovadoras de tratamento de água. Desde sua criação, a empresa já impactou mais de 2 milhões de pessoas em 24 países. Também distribuiu aproximadamente 1.800 estações portáteis de tratamento de água e levando esperança e transformação para populações em situação de desigualdade hídrica. A PWTECH foi reconhecida pela ONU como Empresa Estratégica de Defesa.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.