Empresas participantes do mercado livre de energia já podem se cadastrar na plataforma de trading da N5X. Entre as empresas, estão geradoras, distribuidoras, instituições financeiras, comercializadoras de energia e brokers. A nova bolsa de energia brasileira chega para trazer maior agilidade, segurança e transparência às negociações bilaterais com entrega física. O início da formalização de negócios de compra e venda, por meio da Boleta N5X, está previsto para o segundo trimestre.
Segundo a CEO da N5X, Dri Barbosa, a plataforma veio para incorporar as melhores práticas em formalizações bilaterais, repensando as etapas a partir da experiência dos acionistas e as demandas do próprio setor no país. O propósito da N5X é transformar e impulsionar o mercado de energia,
“Queremos aumentar a liquidez no mercado de energia do Brasil, seguindo a evolução pela qual passaram países já liberalizados. Ouvimos o mercado, buscamos a melhor experiência do trader e desenvolvemos a nova plataforma N5X, que vem facilitar e dar mais segurança e transparência às negociações”, diz a executiva à frente da N5X, que tem o L4 Venture Builder, fundo de investimento independente da B3, e a Nodal (subsidiária americana do Grupo EEX, maior bolsa de energia do mundo) como acionistas.
*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação