A Neofin, fintech que automatiza cobranças, recebeu um investimento de R$ 35 milhões. A captação seed (semente) foi liderada pelos fundos de Venture Capital Quona e Upload. A rodata teve a participação dos fundos 17-Sigma, 1616V, Farout, BFF, Norte e Canaan. Acompanharam, ainda, investidores-anjos como Cesar Carvalho (fundador e CEO do Wellhub, antigo Gympass) e Patrick Sigrist (iFood e Nomad).
Fundada em janeiro de 2023 por Laura Camargo (ex-Pátria e General Atlantic), Arthur Cunha (ex-Credit Suisse e iFood/Movile) e Leandro Sarmento (ex-IBM e Empiricus), a fintech combina dados e Inteligência Artificial (IA) para melhorar o processo de cobrança das empresas.
O principal módulo da solução é uma régua de cobrança automatizada, personalizada e multicanal (via e-mail, WhatsApp e SMS), integrada com o sistema e banco dos clientes. Assim, permite a segmentação de devedores por perfil e a definição de mensagens e ações específicas para cada um. A plataforma já tem integração com os principais sistemas de gestão empresarial (ERPs) e bancos do mercado, além de possuir uma parceria com a Serasa.
A Neofin prevê quadruplicar sua base de clientes até o fim deste ano. O objetivo é atender cada vez mais médias e grandes companhias de diferentes setores, de maneira horizontal. Hoje, no portfólio de clientes estão empresas como Unifecaf, Contabilidade Pinheiro, Bebidas Nude, Musa, Loja do Mecânico, Pillowtex, entre outras.
Novas soluções
Com o aporte, a Neofin vai desenvolver novos módulos da plataforma, incluindo portal de renegociação 100% automático, CRM avançado de cobranças e integração de IA no WhatsApp para conversas com devedores (empresas ou pessoas). Parte dos recursos permitirá a expansão das áreas de dados, machine learning e IA. Além disso, outra parcela do dinheiro irá para a contratação de profissionais estratégicos em tecnologia.
“A tecnologia tem o poder de transformar um processo extremamente constrangedor e moroso em um ciclo virtuoso, que entende e trata cada devedor como único”, disse Laura Camargo, CEO da Neofin, em nota.