ONLINE

Nuvei prevê alta de 24% ao ano até 2027 para o e-commerce em 8 países

No Brasil, esse crescimento do e-commerce pode ser ainda maior, chegando a 28%, segundo a fintech canadense

E-commerces e marketplaces
E-commerces e marketplaces | Imagem: Adobe Photoshop

Relatório da fintech canadense Nuvei prevê forte aumento do e-commerce nos oito mercados de alto crescimento mapeados pela companhia. Segundo a Nuvei, Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos devem registrar uma expansão média anual de 24% até 2027. No Brasil, esse crescimento pode ser ainda maior, chegando a 28%.

Em nota, a empresa afirma que esse cenário é impulsionado, entre outros fatores, pela consolidação de novos métodos de pagamento online para o e-commerce. Os dados estão no “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento”, da Nuvei.

O Brasil tende a manter a liderança no faturamento do e-commerce na América Latina até 2027, em grande parte sob impulso do sucesso do Pix (hoje usado por pelo menos 90% dos adultos). Na Colômbia a receita deve dobrar nesse período, atingindo US$ 80 bilhões. No caso dos Emirados Árabes Unidos, a estimativa é de crescimento de 58,2%, com um faturamento de US$ 16,3 bilhões em 2027.

Embora sejam muito diferentes entre si, esses mercados têm três pontos em comum. O primeiros é a forte expansão da infraestrutura digital. O aumento da população de classe média e a popularização do acesso à internet e aos smartphones também contribuem.

Uma das particularidades da Colômbia sob a perspectiva de crescimento do e-commerce é sua população jovem e ávida por tecnologia. Os colombianos preferem fazer pagamentos pelo celular, sendo que as transferências bancárias e as carteiras digitais têm conquistado cada vez mais espaço.

“O Brasil e os demais países do grupo estão na vanguarda dessas tendências, liderando inovações como pagamentos em tempo real e tecnologias atreladas a carteiras digitais”, disse Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina, em nota.