UM CONTEÚDO OVOCOM

Oito em dez profissionais usam IA nas estratégias de marketing

Apesar do uso crescente, os desafios de Inteligência Artificial no marketing persistem, aponta a pesquisa do IAB Brasil

Denise Hruby/IAB Brasil
Denise Hruby/IAB Brasil | Imagem: divulgação

Uma pesquisa do IAB Brasil, em parceria com a Nielsen, aponta que 80% dos profissionais de marketing no País já utilizam Inteligência Artificial (IA) em suas estratégias. O estudo “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital” revela que a tecnologia tem impulsionado a eficiência e a velocidade dos processos. Tanto é que 80% dos participantes relatam ganhos produtivosm enquanto 68% destacam a agilidade nas operações.

Apesar da adoção crescente, a maioria das empresas ainda está nos primeiros anos de uso da IA, sendo que 41% começaram a utilizá-la há apenas um ou dois anos.

A IA tem sido aplicada principalmente na criação de conteúdo (71%), análise de dados (68%) e otimização de campanhas (53%). Além disso, as ferramentas de automação, chatbots e segmentação de audiência vêm ganhando espaço. Assim, permitem maior personalização no relacionamento com os consumidores.

Para Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, “as empresas que souberem aproveitar o potencial da IA estarão mais bem posicionadas para competir no mercado e construir relacionamentos duradouros com seus clientes”.

Para Sabrina Balhes, Managing Director da Nielsen Brasil, o levantamento demonstra que a IA pode, de fato, estimular a criatividade. “A tecnologia permite que as marcas testem novas abordagens de comunicação e se aproximem de seus consumidores de maneira mais ágil. No entanto, é fundamental supervisionar cuidadosamente o uso intensivo da IA para evitar que a mensagem se torne mecânica ou robótica, o que pode provocar o efeito oposto ao desejado.”

O estudo reuniu 106 participantes, dos quais 93 utilizam IA em suas empresas. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro de 2024. Acesse a pesquisa completa.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.