Uma plataforma de agentes de Inteligência Artificial (IA), criada no Rio de Janeiro, se prepara para um salto significativo no segundo semestre de 2025: buscar um aporte internacional de US$ 30 milhões. O objetivo da captação é escalar sua atuação para o nível global. Voltada para o uso profissional, a Tess integra os principais modelos de IA do mundo. Assim, permite que elas colaborem na criação de agentes focados em solucionar “dores” específicas das empresas, atuando em áreas como marketing, jurídico, financeiro e logística.
A plataforma tem uma proposta de negócios ainda pouco explorada globalmente – a principal concorrente da Tess é a chinesa Manus. Idealizada pelo empresário Rica Barros, vem apresentando um crescimento acelerado desde seu lançamento. Em novembro, quando foi oficialmente lançada, a Tess faturava cerca de R$ 20 mil. Em junho, a receita projetada é de R$ 2,8 milhões. “Com o desempenho do primeiro semestre e a projeção de crescimento para a segunda metade do ano, estimamos que a receita do primeiro ano completo da Tess será de R$ 50 milhões”, afirma Barros.
Apesar de ser um negócio em estágio inicial, a Tess já atraiu a atenção de gigantes da tecnologia. Entre eles, o Google, que investiu mais de R$ 1 milhão na empresa. Os controladores da Tess são os sócios da Pareto, negócio fundado por Rica Barros em 2012, que se tornou referência em soluções de marketing com IA. A Pareto recebeu quatro Global Innovation Awards, do Google, e atualmente fatura R$ 40 milhões por ano. Juntas, Tess e Pareto têm cerca de cem profissionais.
“Recebemos propostas de investimento na Pareto, mas, como sempre foi superavitária e com foco no mercado brasileiro, nunca fez sentido captar uma rodada. A situação da Tess é diferente: por ser um negócio de proporções globais, precisará de capital para escalar”, explica Barros. “Os investimentos em inteligência artificial são maiores no exterior – por isso, acreditamos em uma parceria internacional. O road show deve começar em novembro.”
Mesmo sem o aporte, a Tess já conta com grandes nomes como clientes – entre eles, por exemplo, iFood, CPFL, Reserva, Grupo Publicis, Stone, Coinbase e Hering. A plataforma de agentes já contabiliza 2,2 milhões de usuários, em mais de 200 países. A maior parte das assinaturas é adquirida por profissionais liberais e empresas de diferentes portes e segmentos. “Somos uma ferramenta para profissionais preocupados em criar um exército de agentes de IA para si, impulsionando não só a performance, mas também garantindo a segurança dos dados utilizados na plataforma.”
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação