Tela da N5X | Imagem: divulgação
Tela da N5X | Imagem: divulgação

Seis meses após seu lançamento, em abril deste ano, a Tela N5X alcançou R$ 1 bilhão em transações no Mercado Livre de Energia. O volume negociado totalizou 4,56 TWh, equivalente ao consumo anual da Estônia.

Com entregas contínuas e alinhadas às necessidades dos agentes, a N5X mantém seu compromisso de construir, em parceria com o mercado, uma plataforma preparada para os próximos ciclos de modernização do setor elétrico brasileiro. 

De abril a outubro, mais de 3 mil ordens foram inseridas na plataforma e 30 evoluções foram disponibilizadas em ciclos curtos. Atualmente, utilizam a Tela N5X empresas como Axia, Casa dos Ventos, Danske, Eneva, Energisa, Genco, Hydro, Minerva, Newcom e Statkraft.

Entre as principais evoluções, está o automatching, que executa automaticamente ordens no melhor preço, respeitando limites de crédito bilaterais. Como resultado, a taxa de conversão (trades fechados por ordem) cresceu 211% entre setembro e outubro, indicando ganhos de eficiência.

Risco bilateral

O período também contou com um ciclo de entregas voltadas a fortalecer processos relacionados às políticas de risco de crédito bilateral. Este é tradicionalmente um ponto crítico para o setor. A plataforma lançou a API de Risco, que permite automatizar a gestão de risco de crédito bilateral entre os participantes da plataforma. A API inclui recortes como período de suprimento por volume financeiro e volumétrico.

API significa Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação). É um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes aplicativos de software se comuniquem e troquem informações entre si.

“Ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em seis meses mostra que temos escuta ativa e compromisso com os participantes. Se a principal dor hoje é a gestão de risco de crédito bilateral enquanto não há contraparte central, a N5X tem implementado funcionalidades, como a API de Risco com período de suprimento, para atender ao modelo bilateral”, afirma Dri Barbosa, CEO da N5X.

Além dessas entregas, os agentes agora podem executar negociações bilaterais com o Contrato Padrão da N5X de forma integrada aos seus sistemas por meio da API de Boleta. A nova estrutura de permissionamento de ordens permite que traders de uma mesma empresa gerenciem ordens abertas por colegas ausentes, garantindo continuidade operacional. O Túnel de Preços passou a aplicar travas automáticas de PLD, assegurando conformidade e prevenindo erros de digitação.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.