REGULAÇÃO

Sicoob se junta ao pelotão das maiores instituições financeiras no Brasil

Banco cooperativo passa a fazer parte de um grupo que reúne outras oito instituições, incluindo BNDES, Safra e XP

Sicoob
Sicoob | Imagem: reprodução/site

O Banco Sicoob, integrante do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), passou a fazer parte do segmento S2 no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Com a “promoção”, a instituição se junta ao pelotão dos maiores grupos financeiros do País. A classificação do Banco Central (BC) vai do S1 ao S5, indo desde os grandes bancos até players menores.

No S2, atualmente há nove instituições e conglomerados, conforme dados disponíveis no site do BC. Além do Sicoob, fazem parte do segmento: Banrisul, Banco Cooperativo Sicredi, Banco do Nordeste (BNB), BNDES, Citibank, Safra, BV e XP. Para alcançar o S2, é necessário que a instituição tenha porte igual ou superior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que atenda aos requisitos exigidos por três semestres consecutivos.

De acordo com Rubens Rodrigues Filho, diretor de Riscos e Controles do Sicoob, o novo enquadramento reflete o avanço do cooperativismo financeiro no Brasil, assim como a força do modelo de negócios do Sicoob. “Demonstra a solidez do nosso modelo de negócios, o crescimento contínuo da nossa base de cooperados e o reconhecimento da nossa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do País”, disse, em nota.

Atualmente, o Sicoob soma mais de 8,5 milhões de cooperados. Tem presença em todo o território nacional com mais de 4,6 mil pontos de atendimento. Segundo informações em seu site, o sistema reúne 329 cooperativas singulares e 14 centrais. O Centro Cooperativo Sicoob (CCS) inclui uma confederação e um banco cooperativo, além de empresas nos mercados de cartões, investimentos, consórcios, seguros e previdência.