UM CONTEÚDO OVOCOM

StartSe lança consultoria de tecnologia e inovação para empresas, e mais...

Alunos do Inteli vencem 'hackathon' de ESG, e a startup Compra Rápida lança ferramenta de recuperação de carrinhos de compras em lojas online

Piero Franceschi/StartSe
Piero Franceschi/StartSe | Imagem: divulgação.

Conhecida pela formação de lideranças em inteligência artificial (IA), a StartSe lança agora sua consultoria em estratégia e tecnologia. A nova frente de atuação já nasce com 20 clientes, dentre eles GM, Kwai, PetroRio, Sebrae e Tigre, entre outros. 

A metodologia foi desenvolvida com base em desafios enfrentados por empresas de diversos segmentos atendidas pela StartSe e tem duas frentes de ação. A primeira, de planejamento estratégico, foca na incorporação da ambidestria organizacional. Este conceito significa equilíbrio entre os projetos atuais e iniciativas de inovação da empresa. A segunda, de tecnologia, apoia o desenvolvimento de estratégias para a transformação digital, acelerando o uso de IA no dia a dia para otimizar processos. 

Segundo Piero Franceschi, CEO da Startse, esse novo projeto permite que as práticas de transformação estratégica e digital se complementem com o trabalho de transformação cultural já consolidado pela StartSe. “Sabemos do enorme desafio das empresas em estarem conectadas e em constante evolução, principalmente quando se fala em IA, e agregamos mais esse serviço como parte de nossa missão de disseminar o conhecimento e apoiá-las nesse processo”, afirma.


Alunos do Inteli vencem ‘hackathon’ de ESG

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), em parceria com a NTT DATA, promoveu um hackathon focado em impulsionar soluções tecnológicas em práticas de ESG. A atividade premiou com R$ 15 mil o grupo de estudantes vencedor. A equipe, formada pelos alunos Murilo Prianti, Luiza Rubim, Antônio Artimonte, Rodrigo Sales, Fernando Vasconcellos e Olin Medeiros, apresentou uma solução inovadora que combina visão computacional e dados sintéticos para auxiliar em operações de resgate em desastres naturais. O projeto foi desenvolvido com foco específico nos pilares ambiental e social, visando a melhorar a eficiência da resposta a situações de emergência, como enchentes.

O projeto, batizado de Rogers A.I., consiste no uso de drones equipados com tecnologia de visão computacional para localizar pessoas em áreas afetadas por desastres naturais. A solução utiliza um sistema de drones que, inicialmente, sobrevoa a região e captura imagens. Em um segundo estágio, outro grupo de drones aplica um modelo de visão computacional treinado com dados sintéticos para identificar e marcar as localizações das pessoas em perigo, destacando-as em tempo real durante a apresentação do projeto.

Campus do Inteli, em São Paulo | Imagem: divulgação

A abordagem não apenas melhora a precisão das operações de resgate, mas também contribui para a sustentabilidade. O sistema reduz a necessidade de voos de helicópteros, que consomem grandes quantidades de combustível e emitem altos níveis de carbono. Com a solução proposta, é possível direcionar melhor os helicópteros, diminuindo o consumo de combustível e a pegada de carbono associada às operações de resgate.


Compra Rápida usa IA para ‘recuperar carrinhos’

A startup Compra Rápida lançou uma ferramenta de recuperação de carrinhos de compras em lojas online baseada em inteligência artificial (IA). A novidade promete inovar o e-commerce ao otimizar conversões e aumentar receitas. Essa solução é focada em elevar o atendimento via site e WhatsApp. Isso para aumentar a conversão e recuperando compras abandonadas – um desafio constante das empresas de e-commerce.

Desde sua fundação, em 2021, a Compra Rápida tem se destacado por facilitar o processo de check-out, permitindo que os consumidores concluam suas compras em apenas um clique. A inovação mais recente da Compra Rápida é baseada em IA e “simula” um vendedor e permite finalizar compras por WhatsApp. Essa tecnologia não apenas analisa o comportamento dos consumidores, mas também adapta estratégias em tempo real para engajar clientes e concluir vendas. 

Mário Marcoccia, CEO da Compra Rápida | Imagem: divulgação

A IA conversacional aplica o conceito de loja física ao ambiente online: numa dinâmica interativa, o cliente pode tirar dúvidas de produto, receber recomendações de opções mais adequadas à sua necessidade e finalizar a compra sem retornar ao site. Um cliente que já vem experienciando esses efeitos é a Hoka, de calçados esportivos. A empresa viu uma melhoria significativa em seu fluxo, com 14,1% de recuperação de carrinhos abandonados. 

“Uma parcela considerável dos clientes abandona as compras por uma má experiência de compra ou por terem dúvidas sobre a aplicabilidade do produto. Já tratamos o primeiro grupo com o nosso check-out; agora, a ideia é integrar também quem sofre com o segundo”, explica Mário Marcoccia, CEO da Compra Rápida.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação