Operação da Vista: superalimentos brasileiros | Imagem: divulgação
Operação da Vista: superalimentos brasileiros | Imagem: divulgação

A Vista nasceu com a missão de aproximar o cultivo de superalimentos nativos do Brasil dos consumidores, valorizando ingredientes únicos como a castanha de Baru. Com o crescente interesse por produtos naturais e bioativos, a empresa enxergou a oportunidade de criar uma ponte entre pequenos produtores e o mercado consumidor. Assim, atende a uma demanda por alimentos de origem rastreável e sustentável.

Desde o início de suas operações, em 2023, a Vista já faturou aproximadamente R$ 1 milhão. E já repassou cerca de R$ 300 mil a pequenos produtores e cooperativas. Com a implantação de sua primeira fábrica de processamento de Baru – em Vila Boa (GO) –, a empresa passou a garantir padronização, volume contínuo e rastreabilidade industrial da cadeia, comercializando cerca de 1 tonelada por mês de castanha de baru do produto. A projeção é que, até 2026, o faturamento acumulado alcance R$ 2 milhões.

O cenário recente é favorável à estratégia de internacionalização da greentech. Após o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a abertura de 389 mercados para a exportação da castanha de Baru torrada à União Europeia — um universo potencial de 447 milhões de consumidores —, a Vista concentra esforços em expandir sua presença para além das fronteiras brasileiras.

Os planos incluem ampliar canais de distribuição nacionais, com presença em vending machines, minimercados especializados e novas parcerias de e-commerce, além de ativações com influenciadores digitais. Essa diversificação busca consolidar a marca como referência na difusão dos superalimentos brasileiros.

“Nosso propósito é mostrar ao mundo a riqueza dos superalimentos brasileiros e fortalecer a relação entre nutrição de qualidade e desenvolvimento sustentável. Cada movimento da Vista é guiado por essa visão de longo prazo, unindo inovação comercial e responsabilidade socioambiental para gerar impacto positivo na mesa dos consumidores e nas comunidades que preservam nossas terras”, afirma Claudio Fernandes, CEO da Vista.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.