NOVIDADE

BC cria Centro de Excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

A criação do Cde IA reflete a importância crescente da IA no setor financeiro e a preocupação do regulador em compreender seu alcance

BC cria Centro de Excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Imagem: Adobe Stock

O Banco Central publicou em 15/8 a Resolução 408, que cria o Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CdE IA). A principal função é promover o uso e o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como ciência de dados e inteligência artificial, dentro da autarquia.

A Resolução deixa claro que a iniciativa reflete a importância crescente da IA no setor financeiro e a preocupação do regulador em compreender seu alcance. A nova resolução entra em vigor no dia 1/9.

O CdE IA vai reunir especialistas em tecnologia para criar regras e diretrizes para o uso seguro e ético de IA no BC. Além disso, também vai sugerir treinamentos e cursos para que os funcionários do BC estejam sempre atualizados sobre essas novas tecnologias.

O centro ficará sob a liderança do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do BC, que irá indicar um coordenador e um substituto para dirigir as atividades. Participarão do CdE IA técnicos de diversas áreas, que tenham experiência em ciência de dados e inteligência artificial.

O CdE IA também será responsável por acompanhar o progresso dessas iniciativas e prestar contas anualmente ao Comitê de Governança, Riscos e Controles, além de manter o diálogo constante com outros departamentos do BC para garantir que todos estejam alinhados.