Carolina Rezemini
Um valor equivalente a 4,65% do PIB brasileiro tem chamado a atenรงรฃo de bancos e fintechs que atuam no paรญs. Essa รฉ a quantia movimentada anualmente pelos desbancarizados, pessoas que nรฃo tรชm conta bancรกria ou a usam com pouca frequรชncia. De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva de pesquisas, essa populaรงรฃo soma 34 milhรตes de indivรญduos no Brasil, que giram R๏ผ 347 bilhรตes/ano.
Por sinal, esse nรบmero jรก foi maior. E a pandemia contribuiu para que ele fosse reduzido. Em 2020, o contingente diminuiu 73%, segundo apurou o estudo โAceleraรงรฃo da inclusรฃo financeira durante a pandemia da covid-19โ, da Americas Market Intelligence e Mastercard.
ร preciso fazer uma apreciaรงรฃo cuidadosa dos fatores que levaram a essa queda. Quais seriam os prรณximos passos para a manutenรงรฃo e o fortalecimento dessa tendรชncia?
Com o avanรงo da digitalizaรงรฃo, muitas fintechs perceberam que havia uma demanda reprimida de consumidores em busca de meios de pagamento para efetuar transaรงรตes principalmente ร distรขncia.
Necessidades especรญficas
Trata-se, em linhas gerais, de uma populaรงรฃo com um perfil caracterรญstico e necessidades especรญficas. Em sua maioria, abrange mulheres mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos, das classes C, D e E, com formaรงรฃo atรฉ o ensino fundamental, segundo o Instituto Locomotiva. Muitas delas fazem parte de um mercado de trabalho e produรงรฃo pautado pela informalidade. Na pandemia, a disponibilizaรงรฃo do auxรญlio emergencial foi outro agente mobilizador dos orรงamentos dessas pessoas.
Claro que uma das vias de atendimento a esse pรบblico passa pela busca por mecanismos para operaรงรตes de pagamento, as quais comumente sรฃo realizadas em dinheiro. Mas os caminhos vรฃo alรฉm dessa vertente. A oferta de crรฉdito tambรฉm foi detectada como uma oportunidade a ser explorada. No entanto, especialmente nesse quesito, os modelos tradicionais de inserรงรฃo no sistema embarraram em alguns dilemas.
Um deles รฉ o da anรกlise de risco. No entanto, em relaรงรฃo a esse item, os desbancarizados, por conta mesmo dessa sua condiรงรฃo de exclusรฃo, carecem de um histรณrico financeiro que possa servir de balizador no momento da concessรฃo de um emprรฉstimo. Assim, as empresas que passaram a focar esse pรบblico-alvo se viram impelidas a correr atrรกs de alternativas.
Novos paradigmas
E elas existem. Todo processo inclusivo pressupรตe mudanรงas de paradigmas. Se alguรฉm estรก fora do sistema financeiro, obviamente seu perfil de risco de crรฉdito nรฃo pode ser medido a partir de movimentaรงรตes efetivadas dentro desse sistema, simplesmente porque nesse caso elas nรฃo estรฃo disponรญveis. Mas os avanรงos tecnolรณgicos surgem para preencher lacunas como essa.
O ser humano costuma ser coerente em seus modos de agir. Hรก um fio comportamental que permeia diferentes setores da vida e estabelece certa uniformidade psicolรณgica entre as formas de proceder em situaรงรตes diversas. ร desse raciocรญnio que se passaram a valer novos mรฉtodos de avaliaรงรฃo de perfil, que complementam os mais usuais sem ficarem presos apenas a parรขmetros financeiros.
Com o uso de tรฉcnicas avanรงadas de analytics, aรงรตes que ร primeira vista nada tรชm a ver com finanรงas tornam-se inputs significativos . As maneiras pelas quais interagimos com nossos smartphones, por exemplo, podem ser indicativos de nossa conduta ao quitar dรญvidas. E jรก hรก modelos de scores de crรฉdito que se baseiam em dados desse tipo para compor anรกlises de risco.
Serviรงos para desbancarizados
E, jรก que estamos falando de psicologia do comportamento humano, a oferta de produtos e serviรงos para os desbancarizados envolve amplo entendimento de suas necessidades. ร preciso cuidado de aliar a disponibilidade de crรฉdito para esse pรบblico com a educaรงรฃo financeira. O objetivo รฉ fomentar a utilizaรงรฃo consciente e inteligente de recursos para evitar endividamentos desnecessรกrios ou excessivos. Afinal, usufruir dos benefรญcios do sistema pressupรตe o aprendizado de suas particularidades.
As instituiรงรตes financeiras estรฃo atentas a esse filรฃo de negรณcios. De acordo com um estudo do hub de startups Distrito, publicado em 2020, 38% das fintechs brasileiras estรฃo com seus radares nos desbancarizados, dispostas a lhes oferecer crรฉdito, facilitar pagamentos, orientar nas finanรงas pessoais e ajudar no controle das dรญvidas, e tudo isso pelos meios digitais.
Nรฃo รฉ de se estranhar esse interesse. O equivalente a uma fatia generosa do PIB, quase 5%, circula pelo mercado ร espera das melhores oportunidades de investimento. Olhar para essa grandeza com cuidado รฉ uma grande chance de evoluรงรฃo do sistema financeiro, e ela nรฃo pode ser desperdiรงada.
*Diretora Regional de Vendas para a Amรฉrica Latina da Credolab