A Ewally, fintech do Grupo Carrefour que tem licença de instituição de pagamentos (IP) e é especializada em bancarização, colocou no ar seu piloto de microcrédito. O projeto aplica Inteligência Artificial (IA) para analisar a capacidade de crédito dos potenciais tomadores. A novidade foi revelada a Fintechs Brasil por Rafael Lanna, diretor de receitas (CRO) da fintech nessa entrevista em vídeo. “Somos um ‘one stop shop financeiro’ completo agora”, diz.
A nova linha está em fase piloto com uma parcela dos clientes das contas digitais da Ewally, e a previsão é ser estendida a todos até o final do ano. Por enquanto o valor concedido é de R$ 250 com juros de 3% ao mês; os pagamentos podem ser a vista, em 30, 60 ou 90 dias. O limite deve ser ampliado para até R$ 5 mil ainda em 2023.
Com o microcrédito, a fintech do Grupo Carrefour quer ampliar a oferta para clientes que precisam resolver pagamentos emergenciais e pequenos imprevistos, como contas de luz, água e telefone.
A IA utiliza principalmente fontes não financeiras para democratizar o acesso ao crédito a uma população sem histórico de crédito em bancos tradicionais. A análise é feita pela própria Ewally, com base em dados de know your customer da empresa.
Lanna é formado em computação com MBA em Gestão de Projetos pelo IETEC e se juntou à Ewally no ano passado. O executivo atuou nas áreas de Vendas e Marketing em empresas de tecnologia e serviços financeiros desde 2006, passando por Dell, IBM, Oracle entre outras. Nessa entrevista, Lanna fala não apenas do novo produto mas dá um panorama global da fintech que, segundo ele, estreiou o conceito de conta digital gratuita no Brasil.
Em 2022 a Ewally realizou mais de seis milhões de transações e mais de R$ 7 bilhões transacionados, com crescimento de 378% no último triênio. Marcas como Carrefour e Atacadão são alguns dos principais cases de sucesso da startup que nasceu especializada no mercado varejista, tendo atuação também em diversas verticais de indústria. Com a tecnologia white label, a fintech permite que hipermercados ou pequenas lojas ofereçam com sua própria marca contas digitais e cartões de crédito a clientes pessoa física ou jurídica.