A Inteligência Artificial (IA) está se consolidando como um pilar estratégico no setor financeiro brasileiro, especialmente na análise e concessão de crédito. Segundo estudo conduzido pela Cinnecta – empresa do grupo Matera – 50% das instituições pesquisadas já utilizam IA de alguma forma em seus processos de crédito. A Cinnecta é especializada em soluções de IA e análise de comportamento de clientes para o setor financeiro.
“As que usam, têm vantagem competitiva em rapidez, personalização de produtos e redução de inadimplência. Já as outras ainda enfrenta desafios para explorar todo o potencial dessa tecnologia”, diz a Cinnecta, em nota exclusiva enviada ao Finsiders Brasil.
O levantamento foi realizado entre abril e maio de 2024 com a participação de 30 executivos de grandes bancos, bancos digitais e cooperativas de crédito. As respostas revelaram, ainda, que 26,7% dos líderes entrevistados apontam a capacidade de coletar, integrar e analisar dados com precisão como o principal desafio. Além disso, 23,3% destacam a detecção de fraudes e a gestão de riscos como áreas que exigem soluções avançadas de IA e machine learning. O objetivo é identificar padrões complexos em tempo real.
Novos paradigmas no crédito
A análise de crédito no Brasil ainda depende fortemente de dados de birôs de crédito, utilizados por 89,7% das instituições, e no Sistema de Informações de Crédito (SCR), citado por 44,8% dos executivos. No entanto, a integração do Open Finance está crescendo, sendo adotada por 31% das empresas do setor. Para Ricardo Ferreira, executivo-chefe de operações (COO) da Cinnecta, o avanço do Open Finance representa uma virada de chave no uso de IA.
“Essa combinação abre novas oportunidades para uma análise mais detalhada e personalizada do comportamento do cliente. Isso permite que as instituições ofereçam produtos de crédito mais adequados à realidade de cada consumidor, aumentando a eficiência e diminuindo riscos”, disse Ricardo, na nota.
“A Inteligência Artificial está redefinindo o conceito de concessão de crédito no Brasil. Instituições que souberem utilizar essa tecnologia a seu favor terão um diferencial competitivo importante em um mercado que exige rapidez, personalização e eficiência na tomada de decisões” – Ricardo Ferreira, COO da Cinnecta
Entre as instituições que utilizam IA, o histórico transacional do cliente está presente em 55,2% das análises. Apenas 17,2% deles analisam o histórico de comportamento do cliente antes de tomar uma decisão. Segundo Ricardo, esse é um dos principais trunfos para aumentar a assertividade na concessão de crédito. “A IA traz a capacidade de analisar dados de diferentes fontes em tempo real, padrões complexos de comportamento, ajudando as instituições a compreender melhor o momento de vida e os hábitos de consumo de seus clientes, o que resulta em decisões de crédito mais seguras e rápidas,” destacou.
Investimentos em IA
O estudo também revela que 70% das equipes de crédito classificam como alta a prioridade de implementar novas tecnologias nos próximos meses, refletindo a urgência em atualizar ferramentas e metodologias para avaliar riscos e conceder crédito com mais precisão e agilidade. Apenas 3,3% dos executivos indicam que essa não é uma prioridade no curto prazo.
“Ao mesmo tempo que a IA proporciona enormes benefícios, as empresas precisam investir na integração tecnológica e na preparação de suas equipes para operar essas novas ferramentas. Esse é o grande desafio de agora: como implementar a tecnologia de forma eficiente e em conformidade com a regulação”, disse Ricardo.
O estudo ainda revela que a IA deverá continuar dominando as discussões estratégicas do setor. Cerca de 66,7% dos executivos entrevistados apontam a Inteligência Artificial como a maior preocupação em termos de adaptação tecnológica e operacional.
O estudo da Cinnecta demonstra que a IA, embora ainda esteja em processo de amadurecimento em algumas empresas, já não é mais uma tendência, mas sim como uma ferramenta essencial para o futuro do setor financeiro. As instituições que liderarem esse movimento estarão mais bem posicionadas para capitalizar oportunidades de crescimento e fortalecer suas posições em um mercado cada vez mais orientado por dados.