“A inovação aberta parte da ideia de que as mentes mais brilhantes nem sempre estão na sua equipe.” A provocação é de Itai Green, fundador da Innovate-Israel e referência mundial em transformação tecnológica. Ele palestrou sobre inovação e competitividade para colaboradores do PicPay, em São Paulo. De passagem pelo Brasil, Green ressaltou a importância das empresas integrarem as soluções e mentes externas aos seus processos. O objetivo é se manterem relevantes em um mercado de rápida evolução.
Segundo Green, grandes empresas como o PicPay, por sua cultura de inovação, estão em posição privilegiada. Elas conseguem adotar essa estratégia que envolve colaboração com startups e o ecossistema externo de tecnologia com mais facilidade. “É a colaboração com talentos de fora que torna possível acelerar novas soluções e permanecer à frente dos concorrentes”, afirmou Green.
Ecossistema colaborativo
Israel, país de origem do especialista, foi usado como exemplo de ecossistema colaborativo. Lá. a troca entre empresas, governo e startups gera um ambiente de inovação contínua. Atualmente, o país é referência global quando o assunto é tecnologia, com uma das maiores densidades de startups do mundo. Segundo Green, há uma para cada 1,4 mil habitantes.
Green observa que startups querem atuar ao lado de grandes empresas, mas precisam receber o mesmo respeito e agilidade que um parceiro estratégico. “Recebo frequentemente mensagens do jurídico dizendo que vão levar três semanas para enviar um rascunho de um acordo. Em três semanas, ou a startup já desistiu ou foi para o concorrente”, comentou.
O fundador da Innovate-Israel destacou ainda o comprometimento com inovação que ele vê no PicPay, como o engajamento da diretoria em soluções tecnológicas. Para ele, o sucesso das iniciativas de inovação aberta depende de a liderança apostar em novas ideias e dar suporte ao desenvolvimento e integração ágil das ideias.
O PicPay tem a inovação em seu DNA, desde ser o Pix muito antes do Pix, até ser referência em iniciativas envolvendo inteligência artificial generativa e Open Finance. “O PicPay está em uma posição de vantagem em relação aos bancos tradicionais no Brasil. Se vocês mantiverem esse compromisso com a inovação e souberem criar um ambiente colaborativo, o sucesso será uma consequência natural”, finalizou o palestrante.