
A Black Friday 2025 provou que uma infraestrutura de pagamentos eficiente e integrada é vantagem competitiva. O PicPay Shop triplicou o valor vendido em produtos em relação ao restante do mês. As transações cresceram 104% frente a novembro do ano anterior. A média de acessos ao hub de consumo cresceu 68% na comparação anual durante novembro.
Os números revelam, ainda, que flexibilidade financeira amplia conversão. As transações parceladas em 36 vezes cresceram quase sete vezes na comparação com os demais dias de novembro. O uso de múltiplos cartões mais que dobrou nas compras realizadas no PicPay Shop. “O desempenho do PicPay nesta Black Friday reflete a força do nosso diferencial em meios de pagamento, que ampliam o poder de compra dos usuários”, afirma Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads.
O Pix permaneceu entre os métodos mais escolhidos pelos consumidores. Mas a preferência vai além da conveniência: representa uma oportunidade estratégica para marcas. O comprovante do pagamento virou espaço de mídia em um momento de atenção plena. Segundo Felipe Julião, executivo que lidera a frente de Ads no PicPay, o aumento das transações via Pix evidencia o papel estratégico desse instante para comunicação das marcas com os clientes.
“A Black Friday amplifica tudo: tráfego, intenção de compra e a atenção do usuário. No Pix, essa atenção é ainda mais concentrada — é o instante em que ele revisa valores, confirma dados e conclui a transação. Esse momento de foco total é raríssimo no digital e, por isso, se torna um espaço de mídia extremamente valioso”, afirma.
Black Friday cresce no Brasil
Segundo levantamento da Confi Neotrust, o comércio eletrônico registrou crescimento de 11,2% nas vendas no Brasil na Black Friday. No PicPay Shop, o movimento acompanhou essa tendência: smartphones foram quatro vezes mais comprados na sexta-feira do que a média de novembro, e o volume de vendas de televisores dobrou. Categorias como eletrodomésticos, perfumes e utensílios domésticos também registraram forte alta.
O hub de viagens também acompanhou esse avanço e registrou seu melhor desempenho em sua primeira Black Friday desde o lançamento: o volume transacionado foi mais de quatro vezes superior ao de um dia comum de vendas. A expansão para segmentos como viagens demonstra a capacidade do PicPay de atrair usuários em diferentes verticais, ampliando oportunidades para parceiros.
“A Black Friday confirmou o PicPay Shop como um canal forte para o varejo. Vimos crescimento consistente nas categorias de maior demanda e mais usuários descobrindo que podem comprar com mais vantagens aqui. É um resultado que reforça como estamos nos tornando um ponto relevante de descoberta, decisão e compra dentro do ecossistema do PicPay”, afirma Gustavo.
O desempenho marca o melhor resultado da história do hub de consumo do PicPay. Para a companhia, fundada em Vitória (ES) há 13 anos e com mais de 64 milhões de clientes, a Black Friday valida uma tese: quem oferece infraestrutura completa de pagamentos, dados inteligentes e integração entre canais conquista mercado. Tecnologia financeira e varejo formam uma combinação estratégica para negócios que buscam escala.