
Além de soluções como link de pagamento, ferramentas para e‑commerce, checkout, maquininha (POS), Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e produtos de banking como o Cofrinho PJ e o cartão com limite garantido, o PicPay acaba de adicionar um novo recurso ao seu portfólio voltado para empreendedores e autônomos: o “tap to pay” direto no celular.
O lançamento, batizado de PicPay Tap, transforma o smartphone em uma maquininha e reforça a estratégia da empresa de fortalecer a atuação no setor de pagamentos para pequenos e médios negócios.
“O PicPay Tap é mais um passo na nossa estratégia de ser o braço direito do empreendedor. Com soluções financeiras completas, práticas e integradas, ele aceita pagamentos com mais agilidade e sem barreiras”, afirma Renata Greco, vice-presidente executiva de PJ do PicPay. “Queremos oferecer o máximo de ferramentas possíveis para deixar o empreendedor livre para se preocupar com o que realmente importa: vender mais”.
A novidade se integra a um portfólio que já inclui a experiência “conta das contas”, que reúne contas de diferentes instituições no mesmo app, do CPF ao CNPJ, e que oferece ferramentas de gestão, como o Assistente de Pagamentos. O recurso permite organizar e automatizar contas a pagar, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, em um único ambiente. Esse é um movimento que a empresa descreve como parte de sua proposta de simplificar a rotina financeira dos empreendedores.
Redução de custos
A tecnologia permite receber pagamentos por aproximação com cartão ou carteira digital, usando apenas o celular do vendedor. Sem a necessidade de um equipamento dedicado, o recurso busca ampliar a mobilidade de autônomos e comerciantes e reduzir custos operacionais. O PicPay não cobra taxa de adesão nem mensalidade, e os valores recebidos caem na conta em um dia útil.
O PicPay Tap aceita pagamentos com cartões Visa, Mastercard e Elo, nas funções débito e crédito (incluindo parcelamento), além de carteiras digitais. A operação segue os padrões internacionais de segurança PCI, com medidas como teclado dinâmico para digitação de senha e bloqueio de print e gravação de tela durante a transação.
Com 13 anos de operação e mais de 64 milhões de clientes, o PicPay se consolidou entre os principais bancos digitais do País. Fundado em Vitória (ES), o app foi pioneiro em transferências instantâneas entre pessoas e no uso de QR Code antes da chegada do Pix. No primeiro semestre de 2025, registrou lucro líquido de R$ 208,4 milhões e receita de R$ 4,5 bilhões. Além disso, foi eleito o melhor banco digital do Brasil pelo prêmio iBest.