
A Propz, uma startup que oferece serviรงos de CRM inteligente para clientes do varejo – entre eles os maiores supermercados e farmรกcias do paรญs, como Carrefour e rede Raia Drogasil – estรก ajudando seus clientes a enfrentar a pandemia com o uso da inteligรชncia artificial (IA), Big Data e machine learning.
โAlguns clientes sofreram mais os reflexos da Covid 19, outros menos; supermercados e farmรกcias estรฃo no segundo grupo, pois nรฃo fecharam; mas eles tambรฉm precisaram se reinventar para enfrentar a criseโ, disse ao portal Fintechs Brasil Danilo Nascimento, um dos sรณcios da Propz. Entender o novo comportamento dos clientes no โnovo normalโ foi fundamental para essa reinvenรงรฃo.
A Propz, com sede em Sรฃo Paulo, tem uma unidade na Rรบssia dedicada exclusivamente a pesquisa e desenvolvimento de IA โ o paรญs รฉ um dos mais avanรงados do mundo nesse setor. A empresa fornece uma infraestrutura prรณpria para processar, agrupar e analisar uma grande quantidade de dados, armazenados em nuvem, e mantรฉm uma plataforma para gerenciar campanhas personalizadas.
A startup tem cerca de 40 clientes de grande porte que somaram faturamento anual de cerca de R$ 120 bilhรตes em 2019 – praticamente 30% do total dos setores que atuam. “Sรฃo mais de 100 milhรตes de consumidores, para os quais fazemos mais mais de 10 ofertas por mรชs”, revela. Os algoritmos tomam decisรตes autรดnomas e aprendem com os resultados instantaneamente. A IA define o perfil de cada cliente e faz ofertas personalizadas, em termos de canal, produto e atรฉ o melhor momento para a abordagem.
“Em um cenรกrio desconhecido e desafiador, em que muitos clientes pararam de pagar e atรฉ de contratar CRM, usar tecnologias de รบltima geraรงรฃo รฉ nosso diferencial. Todo o processo precisa ser muito eficienteโ, explica Nascimento.
A IA ajudou tambรฉm a entender melhor qual o mix de produtos que os clientes querem, e como รฉ a loja – ou a forma de comprar – do futuro pรณs-pandemia. “As farmรกcias mudaram bastante o modelo de negรณcios, abrindo novas lojas, ampliando investimentos em marcas prรณprias, instalando “hubs” de saรบde para oferecer micro checkups e aplicaรงรฃo de injeรงรตes, delivery mais eficiente e ‘espaรงo beleza'”, informa.
Segundo Nascimento, os clientes da Propz que estรฃo no “varejo de baixa frequรชncia” โ aqueles que as pessoas frequentam esporadicamente, como lojas de roupas e eletrodomรฉsticos โ sofreram uma queda de 85% do seu faturamento nos meses de abril e maio, em decorrรชncia das lojas fechadas; em julho, esse percentual havia caรญdo para algo como 50%; em agosto, para 25%.
Quem jรก tinha e-commerce estabelecido sofreu um pouco menos e se recuperou mais rapidamente, mas quem nรฃo tinha, precisou investir. Mas, segundo o executivo, mesmo entre seus clientes de varejo que faturam mais de R$ 100 milhรตes por ano, somente 20% a 30% registraram queda de atรฉ 10% nas receitas durante a crise.
โA fรณrmula adotada pelo varejo em um primeiro momento foi deixar de pagar os fornecedores; depois, as empresas partiram para ajustes de custos, demitindo e/ou reduzindo salรกrios e afastando funcionรกrios temporariamente; por fim, fecharam lojasโ, relata Nascimento.
Alรฉm do investimento em canais digitais e delivery, a reabertura tem sido desafiadora tambรฉm pela adaptaรงรฃo do atendimento a todos os protocolos de seguranรงa. Segundo o especialista, o prรณximo desafio รฉ rentabilizar os modelos de delivery e vendas online: “Lojas fรญsicas sรฃo mais rentรกveis; o custo de aquisiรงรฃo de cliente รฉ mais baixo, nรฃo hรก preocupaรงรตes com entregas e a fidelidade รฉ maior”. Mas esse era um velho normal.