Com um faturamento de R$ 240,3 bilhões em 2024, o e-commerce no Brasil segue em forte expansão. A oportunidade é grande, visto que o comércio eletrônico representa ainda menos de 10% das vendas do varejo, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). No varejo online para o consumidor final (B2C), os marketplaces ganham cada vez mais força. Hoje, já respondem por cerca de 80% do faturamento nesse segmento.
O crescimento dos marketplaces vem acompanhado de um aumento da complexidade da operação para os lojistas que vendem nessas plataformas. Nesse contexto, a Celcoin se destaca ao fornecer uma infraestrutura financeira que transforma a relação entre marketplaces, vendedores (sellers) e consumidores. O portfólio da infratech vai desde soluções para a gestão financeira das plataformas até recursos que melhoram a experiência dos clientes finais, passando pela oferta de crédito aos lojistas.
Novas receitas para marketplaces
Com a plataforma completa da Celcoin, os marketplaces resolvem um de seus principais desafios, que é monetizar sua base de sellers de forma sustentável, para além da intermediação das vendas. Na prática, ao embarcar as soluções financeiras da infratech, as plataformas podem criar seus próprios produtos para os lojistas. Isso sem precisar desenvolver tecnologia própria ou lidar com a complexidade regulatória — que ficam com a Celcoin. “O resultado disso é a abertura de novas fontes de receitas, aumento de conversão, retenção e engajamento”, destaca Luis Moraes, Head de Banking da Celcoin.
A oferta da Celcoin inclui uma conta digital white label, que permite aos lojistas receberem valores das vendas diretamente no ambiente financeiro dos marketplaces, sem necessidade de sair das plataformas. Com essa solução, os sellers podem consolidar recebimentos, pagar fornecedores, quitar boletos e fazer transferências entre pessoas (P2P) — tudo num só lugar. “Os lojistas conseguem fazer toda a gestão financeira sem sair do ecossistema do marketplace”, explica Moraes.
Além dos pagamentos simplificados, outro grande diferencial é que os lojistas podem antecipar recebíveis e acessar crédito sem sair do ecossistema dos marketplaces. Tudo isso é feito diretamente pela conta digital e com liquidez imediata. “Traz mais autonomia para os sellers e aumenta a retenção das plataformas”, afirma. “O acesso a crédito sob demanda melhora o capital de giro e a capacidade de negociação dos lojistas.”
Vantagens para marketplaces, lojistas e clientes
Ainda em crédito, destaca-se o Buy Now, Pay Later (BNPL) — ou “Compre Agora, Pague Depois”. Com essa solução integrada, os marketplaces podem oferecer o parcelamento de compras diretamente no check-out. Tudo sem comprometer o fluxo de caixa da própria operação ou do seller. As vantagens aparecem para todos os elos da cadeia: o consumidor aumenta o poder de compra e tem uma opção de pagamento mais flexível; o lojista recebe o valor à vista; e a plataforma garante um processo seguro e transparente.
Além disso, o split automático via Pix assegura o repasse em tempo real dos valores aos lojistas, que passam a ter previsibilidade de recebimento e mais controle sobre sua operação. “Com nossas soluções, os marketplaces conseguem melhorar a experiência tanto do vendedor quanto do comprador, gerando mais conversões. O resultado é um ecossistema mais saudável, com aumento da satisfação e da fidelização dos parceiros comerciais”, diz Moraes.
Com o avanço contínuo do e-commerce no Brasil e a consolidação dos marketplaces como canais predominantes, a integração de serviços financeiros proporcionada pela Celcoin aponta para um futuro onde a fronteira entre comércio eletrônico e serviços financeiros será cada vez mais tênue, criando ecossistemas mais completos e eficientes para todos os participantes.
Atualmente, mais de 6 mil empresas já utilizam a infraestrutura da Celcoin. A base de clientes inclui desde fintechs e bancos digitais até instituições financeiras tradicionais e empresas não financeiras. Por mês, a infratech processa mais de 400 milhões de transações, o que demonstra a robustez de suas soluções.
Com foco em banking, pagamentos e crédito, a empresa se consolida como um motor financeiro estratégico para marketplaces que querem escalar, inovar e transformar sua relação com vendedores e consumidores finais.