Com as novas tecnologias e o avanço regulatório, o mercado de crédito no Brasil vem se transformando, o que resulta em novas ofertas fora dos grandes bancos. Como parte desse movimento de democratização do crédito no País, empresas de diferentes segmentos vêm investindo em produtos e serviços para seus clientes, funcionários e fornecedores. De olho nisso, a Celcoin estruturou uma infraestrutura completa e modular de crédito, que atende companhias de diversos setores de ponta a ponta.
O principal diferencial competitivo da plataforma da Celcoin é sua esteira completa de crédito. A solução engloba todas as etapas do processo, do onboarding à cobrança, passando por geração de limite/motor de crédito, simulação/propostas, emissão de Cédula de Crédito Bancário (CCB), Nota Comercial (NC) e outros tipos de lastros, assim como assinatura digital, cessão/endosso, gestão de carteira, régua de comunicação automática e cobrança.
“Muitos concorrentes param após a emissão da CCB. Nós somos capazes de fazer a gestão de carteira, cobrança ordinária e extraordinária, numa esteira totalmente interligada que facilita muito uma redução do desenvolvimento em tecnologia do lado do cliente”, explica Gustavo Macedo, head de Crédito da Celcoin. “Essa esteira é toda modular, ou seja, permite aos clientes utilizar as funcionalidades que façam mais sentido ao seu negócio e, ainda, combinar com soluções que ele já possui desenvolvidas internamente. Hoje, possibilitamos que nossos clientes operem crédito para pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem garantia, público ou privado”
Além disso, a vertical de crédito da Celcoin possibilita aos clientes escolherem produtos específicos. As opções incluem, por exemplo, esteira de emissão de CCB; esteira de emissão de Nota Comercial; e Conta Escrow. “Outro diferencial é que possuíamos uma esteira com alto grau tecnológico e de automação, evitando intervenções manuais para que o processo do crédito ocorra”, destaca Macedo.
Democratização do crédito
Empresas dos mais diversos setores podem se beneficiar da solução modular de crédito da Celcoin. “Com a nossa plataforma não existe uma limitação de segmento”, enfatiza Macedo. O perfil de players vai desde companhias que nunca trabalharam com crédito até aquelas que buscam melhorar o processo atual ou substituir determinado serviço.
No caso de empresas que já atuam com crédito, vale destacar bancos e correspondentes bancários (“corbans”). Seguindo o movimento do embedded finance, a solução atende também segmentos não financeiros que querem incorporar essa oferta em seu portfólio de soluções. São, por exemplo, empresas de telecomunicações, escritórios de advocacia, corretoras de investimentos, marketplaces de produtos e serviços e empresas de saúde.
“Esse movimento promove a democratização do crédito, gerando oferta fora dos grandes bancos e auxiliando na redução da concentração da oferta de crédito em poucos players“, destaca o executivo. Com maior oferta, o resultado é um ambiente mais competitivo que pode, consequentemente, representar um custo menor para pessoas físicas e jurídicas.
Conformidade regulatória
Outro ponto importante é que a Celcoin mantém sua solução atualizada de acordo com as mudanças regulatórias que possam impactar na oferta de crédito. Dessa forma, a infratech permite que os clientes mantenham suas operações em conformidade. “Nossa esteira acompanha essas mudanças e proverá todas as atualizações e serviços necessários para que a sua oferta de crédito esteja dentro da regulação atual.”
Ainda no aspecto regulatório, a plataforma da Celcoin se destaca também pela flexibilidade. Isso porque toda a esteira de crédito pode ser usada tanto por instituições que já operem como Sociedade de Crédito Direto (SCD), quanto por players não regulados, por meio de parceiros. Nesse segundo caso, quando a empresa obtiver a autorização junto ao BC, bastará, então, fazer um ajuste simples na esteira para a utilização de sua própria licença.”Fornecemos toda a infraestrutura necessária para que as SCDs viabilizem suas próprias operações de crédito usando nosso produto de core credit. Isso abrange desde o cadastro até os relatórios regulatórios'”, finaliza Gustavo Macedo.