QUEIXAS

PagBank, C6 e Inter lideram ranking de reclamações do BC no terceiro trimestre

Depois dos três bancos digitais, em quarto lugar aparece o Itaú. A lista é dos 15 maiores bancos e Instituições de Pagamento

Bancos, mobile banking, Foto: Rodion Kkutsaev/Unsplash
Imagem: Rodion Kkutsaev/Unsplash

PagBank, C6 e Inter lideram ranking de reclamações do Banco Central no terceiro trimestre. Depois dos três bancos digitais, em quarto lugar aparece o Itaú. A lista é dos 15 maiores bancos e Instituições de Pagamento (IPs). No ranking do restante das instituições, o Stark Bank lidera com folga, com 99 reclamações num universo de 1,4 mil clientes. Em seguida vem o Banco Inbursa e a financeira Lecca. O ranking é resultado do cálculo de um índice que relaciona a quantidade de reclamações perante o número de clientes.

No segundo trimestre, o PagBank já liderava esse ranking, seguido pelo Inter; em terceiro aparecia o BTG/Banco Pan.

Desta vez, PagBank teve mais de 3,4 mil reclamações consideradas procedentes pelo BC. Quase metade delas foi por restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado. No caso do C6 foram 2,6 mil. A maioria foi por Irregularidades sobre a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de cartões de crédito. No Inter, com mais de 2,5 mil reclamações, o principal motivo foi o mesmo do PagBank.

Considerando toda a lista, os três motivos mais frequentes de reclamações no período foram, pela ordem:

  • restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais
  • irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito e
  • irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito.

Metodologia

O ranking reúne as reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do BC: internet (fale conosco), telefone (145) e correspondência.

O BC analisa uma amostra das reclamações respondidas pelas instituições reclamadas. Quando há indício de descumprimento de normas, a reclamação é procedente.

O BC não atua nos casos individuais, mas essas avaliações são importantes subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.