Dinheiro | Imagem: Adobe Stock
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As insurtechs Darwin e 180 Seguros anunciaram novas rodadas de investimento. Juntas, as operações somam cerca de R$ 115 milhões. A 180 recebeu um novo aporte do fundo Vivo Ventures, braço de corporate venture capital da operadora de telecomunicações. Já a Darwin levantou uma rodada Série B liderada pela Vintage Investimentos.

A rodada da Darwin Seguros, seguradora digital de automóveis, foi de US$ 18,6 milhões (cerca de R$ 102 milhões). A operação foi liderada pela Vintage Investimentos e com participação do IRB (Re), do fundo de impacto Eqwow e dos ex-fundadores da Easy Invest, entre outros investidores.

Fundada por Beto Souza Barros e Firmino Freitas, a Darwin aposta no canal de corretores com mais de 12 mil parceiros ativos. A empresa deve faturar R$ 150 milhões em 2025, contra R$ 41 milhões em 2024 e R$ 7 milhões em 2023.

Em nota, a Darwin informou que com os recursos planeja ampliar o portfólio de produtos e investir em novos ramos de seguros e soluções financeiras. O objetivo é atingir R$ 1 bilhão em receita até 2028. A companhia também vai acelerar projetos de IA e automação, que têm permitido ganhos expressivos de produtividade.

“Crescemos entregando mais com menos capital. Acreditamos que o futuro das seguradoras será definido por eficiência e relacionamento — e é isso que construímos com os corretores desde o primeiro dia”, afirmou Beto. Para Firmino, “a IA e o uso de dados vão redefinir o que significa ser eficiente em seguros”.

Soluções financeiras

Já o Vivo Ventures colocou US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 13 milhões) na 180 Seguros, uma extensão do round pré-Série B, anunciado em setembro. Em nota, a Vivo disse que a startup é estratégica na expansão da oferta de serviços financeiros da Vivo.

Com o investimento, a operadora pretende fortalecer seu ecossistema de soluções financeiras sob a marca Vivo Pay. A empresa já oferece empréstimos pessoais, seguros e consórcios, e gerou R$ 469 milhões em receita nos últimos 12 meses. A parceria prevê o desenvolvimento conjunto de produtos e o uso intensivo de Inteligência Artificial (IA) para personalizar ofertas de seguros de forma integrada à jornada do cliente.

Segundo disse na nota Mauro Levi D’Ancona, cofundador e CEO da 180, a colaboração com a Vivo “é uma grande oportunidade para escalar o modelo de embedded insurance no Brasil, oferecendo uma experiência fluida e acessível”. Phillip Trauer, diretor do Vivo Ventures, destacou que o aporte “ajuda a alavancar a estratégia de diversificação da Vivo, integrando novas soluções de seguros contextualizadas aos clientes”.