M&A

Celcoin adquire startup de crédito e cobrança CobranSaaS

Esta é a quinta aquisição da Celcoin em dois anos; dessa vez, o foco é acelerar o crescimento da vertical de crédito

Crédito e cobrança
Crédito e cobrança | Imagem: Adobe Stock

Celcoin, empresa de infraestrutura de tecnologia financeira, anuncia a aquisição da CobranSaaS, startup dedicada à gestão de carteira de crédito e cobrança. A startup tem como clientes gestoras de investimentos, bancos, administradoras de cartão, varejistas, e FIDCs, entre outros. Em nota, a Celcoin informou que a CobranSaaS atende nomes como Cielo, Neon, Magalu, DM Card, Pernambucanas, C&A e Empírica, além de outras 90 empresas. Atualmente, a CobranSaaS emite mais de 6 milhões de cobranças mensais.

A solução da startup, sediada em Porto Alegre e fundada em 2013 por Marcos Gabbardo, Marcos Peruzzo e Thiago Peruzzo, inclui servicing e cobrança ordinária e extraordinária. A oferta da Celcoin já abrange todas as etapas do processo, desde o onboarding. Isso inclui a definição de limites e análise de crédito, simulações e propostas personalizadas, emissão de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs), Notas Comerciais e outros tipos de lastro. Também contempla assinatura digital, cessão e endosso de créditos, gestão de carteira, comunicação automatizada e a cobrança, aprimorada pela aquisição atual. 

Estratégia da Celcoin

“A aquisição da CobranSaaS reforça nossa estratégia de oferecer uma solução completa e integrada para operações de crédito. Com essa nova adição, fechamos com eficiência todas as etapas do ciclo. A modularidade da nossa solução permite que cada empresa configure a esteira de acordo com suas necessidades. Isso reduz custos operacionais e simplificando o desenvolvimento tecnológico”, disse em nota Marcelo França, CEO e co-fundador da Celcoin.

No primeiro semestre deste ano, a Summit Partners liderou um investimento de R$ 650 milhões na Celcoin, que em grande parte vai para aquisições. Em setembro, a empresa trouxe Sergio Meirelles, ex-iFood/Movile, BRF, Arco e Citi, como diretor de Estratégia e M&A para acelerar essa agenda.

Desde 2022, a Celcoin fez cinco aquisições: Galax Pay, especializada em soluções de faturamento e subadquirência; Flow Finance, que fornece infraestrutura de crédito; Finansystech, de soluções de Open Finance; e, mais recentemente, Reg+, uma regtech dedicada ao suporte de conformidades regulatórias.

“Agora, dentro do ecossistema da Celcoin, faremos parte do produto de crédito e cobrança mais completo do mercado, adicionando a gestão da carteira para facilitar o dia a dia dos clientes. Com um produto tão robusto, a Celcoin tem tudo para liderar também esse mercado”, afirmou em nota o diretor da CobranSaaS, Marcos Gabbardo.