NEGÓCIOS

Com NuCel, Nubank quer fazer na telefonia o mesmo que fez nas finanças

O NuCel será correspondente virtual da operadora Claro, num sistema conhecido no mercado como MVNO

Tela do NuCel
Tela do NuCel | Imagem: print de tela do vídeo comercial do NuCel

Cada vez mais interessado em estender seus tentáculos a serviços não financeiros, como viagens e compras online, o Nubank agora quer sacudir o mercado de telefonia móvel. A CEO do banco no Brasil, Livia Chanes, anunciou nesta terça-feira (29/10) o lançamento oficial do NuCel. “Vamos fazer telefonia celular do jeito Nu, ou seja, com transparência, custos mais baixos, 100% digital e fácil de usar”.

Livia informou que uma recente pesquisa realizada pelo Nubank mostrou que 60 milhões de brasileiros trocam de operadora todos os anos. O motivo? Não é por problemas de sinal, mas pelas dificuldades em compreender os planos e interagir com os apps. “E aproximadamente 50% dos clientes reportam problemas frequentes, como falta de transparência, dificuldade no cancelamento de serviços e cobranças inesperadas”, disse.

Correspondente virtual

O NuCel será correspondente virtual da operadora Claro, num sistema conhecido no mercado como MVNO. Ou seja, o NuCel vai vender e operar planos de celular usando a infraestrutura da Claro, em um sistema de parceira com divisão de receitas. Livia não revela, porém, a parte de cada empresa nessa divisão.

O modelo MVNO nunca deslanchou por aqui. Segundo Livia, um dos problemas é a dificuldade de distribuição. Mas este problema, segundo a CEO, o Nubank não tem, ao contrário: tem quase 100 milhões de clientes no país. “Clientes fiéis, engajados e a maioria usa o Nu como principal banco”, lembra.

Paulo Barbosa e Livia Chanes/Nubank

“O setor é marcado pela complexidade e pela falta de transparência, e nossa proposta é mudar isso, trazendo planos de fácil entendimento, sem letras miúdas ou asteriscos”, explicou Paulo Barbosa, gerente geral do NuCel.

O NuCel começará sua operação com e-SIM, tecnologia que permite a ativação digital do chip sem necessidade de um cartão SIM físico. No entanto, Livia disser que está nos planos ampliar o serviço para os SIM card também.

A ativação será feita diretamente pelo aplicativo, com um tempo estimado de dois minutos, tornando o processo rápido e sem burocracias. Além disso, o serviço incluirá uma “reserva de gigas”, que acumula dados extras automaticamente caso o cliente ultrapasse o limite de seu plano, uma inovação que visa a tranquilidade do usuário.

O novo serviço de telefonia está em fase de testes com colaboradores do Nubank, que já abriu uma lista de pré-inscrição para os interessados. “Lançaremos o NuCel de forma gradual, mantendo nosso padrão de ouvir e adaptar a experiência conforme o feedback dos usuários,” disse Livia. Será possível escolher entre três opções fixas, “sem surpresas ou variações de preço para clientes antigos e novos,” afirmou Paulo.