A CUB, fintech de gestão de recebíveis no mercado imobiliário, acaba de levantar US$ 5,5 milhões em uma rodada Série A. O aporte foi liderado pelos fundos Alexia Ventures e Upload Ventures. Em nota, a CUB informou que a meta é multiplicar em 10 vezes a sua base de clientes até 2026.
A CUB foi criada em 2022 por Leonardo Gasparin (CEO), Fábio Coutinho (diretor de Produtos), Thais Matoszko (diretora de Operações) e Lucas Zago (de Tecnologia). A fintech integra automação de cobrança, conciliação bancária, business intelligence e acesso a crédito, ajudando loteadoras e incorporadoras na automatização de processos financeiros e otimização da gestão de contratos imobiliários.
De acordo com Leonardo, a empresa já movimentou mais de R$ 600 milhões em transações, com mais de 400 projetos imobiliários e 77 mil contratos. “Vamos acelerar o crescimento e escalar, ao mesmo tempo em que agregamos mais soluções ao produto”, disse o CEO, em nota.
Governança e controle
“A plataforma da CUB resolve uma dor muito relevante de um mercado gigantesco, mas ainda pouco atendido por tecnologia no Brasil. Enxergamos a infraestrutura CUB como uma peça-chave para promover mais governança e controle no setor imobiliário. Assim, ajuda a desbloquear o acesso a crédito em um setor que o mercado financeiro ainda tem muita dificuldade para financiar devidamente”, disse na nota Bianca Martinelli. Ela é sócia da Alexia Ventures.
A operação eleva o total captado pela companhia a mais de R$ 43 milhões desde a fundação, com investidores institucionais e empreendedores estratégicos. Entre eles, estão TerraCotta Ventures (primeira empresa de venture capital especializado em Real Estate da América Latina), Patrick Sigrist e Guilherme Bonifácio, fundadores do iFood.
“A CUB está estrategicamente posicionada para entrar no vasto e pouco explorado mercado de financiamento imobiliário no Brasil. É uma oportunidade que se alinha fortemente à nossa tese macro sobre o potencial de longo prazo do setor”, afirmou Rodrigo Baer, sócio da Upload Ventures.
O novo capital será essencial para os próximos passos da fintech, que planeja utilizar o aporte para fortalecer sua presença local em estados estratégicos, que apresentam alto potencial de crescimento para loteamentos e incorporações. Além disso, também investirá no desenvolvimento de produto e na integração com novos sistemas de ERPs (Enterprise Resource Planning) para otimizar ainda mais as operações de seus clientes. Outra frente prioritária é o aprimoramento da oferta de crédito com a CUB Capital. Até o final de 2026, a CUB planeja cobrir mais de mil projetos imobiliários.