Downloads de apps de neobanks voltam a crescer em outubro; Nubank lidera avanço

O destaque do mês novamente foi o Nubank, que registrou downloads 20% acima da média de três meses, aponta a pesquisa mensal do Bank of America (BofA)

Após meses de estabilidade, outubro voltou a ser positivo para os neobanks. Em relação a setembro, a quantidade de downloads dos apps de bancos digitais avançou 13,3%, para cerca de 15 milhões. Na base de comparação anual, porém, o segmento teve queda de 9%, mas bem menor do que as baixas de 21% e 18%, em agosto e setembro, respectivamente. Os dados são da pesquisa mensal do Bank of America (BofA).

Os aplicativos mais baixados no período foram os de Nubank (4,75 milhões), PicPay (2,03 milhões), Mercado Pago (1,18 milhão), Inter (1,12 milhão) e C6 (955 mil). De todos os mais bem colocados no ranking, o Nubank foi o que teve crescimento mais sólido.

“O Nubank registrou downloads 20% acima da média de três meses, concentrando um terço de todos os downloads da indústria. Da mesma forma, a base de clientes ativos do Nu aumentou significativamente (+2,5 milhões mês a mês), sugerindo fortes adições de clientes no 4º trimestre”, diz o BofA.  

Dessa maneira, o Nubank acrescentou 1,1 milhão de downloads. Por outro lado, o C6 observou uma retração de 9,4%. O relatório destaca, ainda, que Inter e PagBank adicionaram 200 mil clientes ativos na métrica mês a mês, “enquanto os números de downloads mensais ficaram relativamente estáveis”. 

Base de clientes

Aliás, quando o assunto são as bases de usuários mensais, o Nubank também sai na frente (58,6 milhões de usuários), seguido por PicPay (24,2 milhões), Mercado Pago (17,6 milhões), C6 Bank (13,6 milhões) e Inter (13 milhões).

Neste ponto, o avanço mais sólido foi justamente o da instituição comandada por David Vélez: 23% em outubro versus igual período de 2022, após alta de 20% e 19%, em agosto e setembro. 


Ao todo, os bancos e carteiras digitais registraram aumento de 2% na base em outubro, para 176,6 milhões. Isso após a estagnação apurada em setembro, quando eram 172,9 milhões de consumidores. Um ponto interessante, segundo o relatório, é que tanto a base de clientes quanto os downloads estão mais concentrados.

“No geral, a base total de clientes ativos no país aumentou marginalmente (+2% versus a média dos últimos três meses), com os cinco melhores jogadores concentrando 72% dos usuários (ante 66% em outubro de 2022)”, diz o BofA. “Os downloads mensais da indústria se recuperaram, para 15 milhões, o nível mais alto desde janeiro de 2020, com o topo cinco players concentrando 66% dos usuários (ante 47% em outubro de 2022)”.

Bancos tradicionais

Com Nubank e PicPay liderando em número de clientes ativos em outubro, os incumbentes estiveram estáveis no mês passado, segundo o BofA. Somados, Caixa, Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Tem (app de serviços sociais do banco público) tinham 99,5 milhões de clientes ativos, ante 98,7 milhões, em setembro, e 100 milhões, em agosto.

“O número de usuários ativos mensais de aplicativos de bancos tradicionais ficou em linha com a média dos últimos três meses. Os bancos privados e a Caixa tiveram melhor desempenho, enquanto o Banco do Brasil perdeu usuários ativos mês a mês. Os downloads aumentaram +12% em relação ao ano anterior, atingindo 5,9 milhões (versus 8,5 milhões mensais em 2022)”, diz o levantamento.

No quesito downloads, os bancos tradicionais registraram aumento de 7,20% sobre setembro, totalizando 5,92 milhões. A Caixa (+10,6%) foi o app mais baixado, enquanto o Banco do Brasil apurou uma ligeira queda (-1,6%).

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