O Ebanx, fintech de pagamentos, acaba de anunciar a compra da Remessa Online, especializada em remessas internacionais para pessoas físicas e PMEs. A transação supera R$ 1,2 bilhão.
Com a tecnologia da Remessa Online, o unicórnio curitibano vai alacancar seus serviços de pagamentos que conectam marcas globais da economia digital, como Spotify e Airbnb, a consumidores latinoamericanos, ao mesmo tempo em que acelera a expansão dos seus negócios.
Fundada por Alexandre Liuzzi, Fernando Pavani e Marcio William, a Remessa Online está em operação desde 2016. A fintech encerra o ano com mais de US$ 5,2 bilhões movimentados desde seu lançamento, há cinco anos.
No início do ano, inclusive, a empresa chegou à marca de um terço do market share nas operações de envio de recursos por pessoas físicas e já é uma das cinco maiores empresas em quantidade de operações de remessas registradas no Banco Central (BC).
Desde que foi fundada, a Remessa Online chegou a captar mais de R$ 122 milhões — a última rodada foi em junho do ano passado, quando levantou R$ 110 milhões em um aporte liderado pela Kaszek, com participação de Kevin Efrusy, sócio do fundo americano Accel, e da Bewater Ventures.
Inicialmente com foco em PFs, há dois anos a fintech lançou uma solução para pequenas e médias empresas (PME), que vem sendo acelerada nos últimos meses.
Em entrevista recente ao Finsiders, o sócio Alexandre Liuzzi disse que a fintech está se estruturando para atender clientes maiores, como exportadores e importadores. A ideia é que esse projeto saia do papel no ano que vem, junto com outros produtos e serviços.
O objetivo é se posicionar cada vez mais como um player relevante no mercado internacional. Segundo o empreendedor, o mercado de pagamentos B2B cresceu 26% no ano passado, em relação a 2019. “A gente pretende ser viabilizador desse crescimento”, afirmou, na ocasião.
Com o Ebanx, os planos agora parecem fazer ainda mais sentido dada a robustez da fintech curitibana no mercado B2B. A empresa, inclusive, vem ampliando sua atuação como parte da estratégia de crescimento.
Em outubro, o Ebanx anunciou a conclusão da compra da Juno, fintech B2B que fornece soluções de cobrança, pagamentos, conta digital e uma série de serviços bancários. No início do ano, a empresa comprou 30% do Banco Topázio, que possui uma operação forte de banking as a service (BaaS).
A nova aquisição ocorre num momento em que o Ebanx se prepara para abrir capital na Nasdaq. Tanto é que enviou à SEC há dois meses um ‘filing’ confidencial, numa operação que pode avaliar o negócio em mais de US$ 10 bilhões, conforme reportagem da Bloomberg.
Em junho, a fintech levantou uma rodada de US$ 430 milhões com a Advent International. No total, desde a fundação em 2012, o Ebanx captou US$ 460 milhões, conforme o Crunchbase.
“Estamos entusiasmados com a chegada da Remessa Online neste momento da história do Ebanx. Acreditamos que a complementaridade de atuação permitirá atender melhor os clientes EBANX na América Latina, ao mesmo tempo que poderemos acelerar e expandir os planos da Remessa”, explica João Del Valle, cofundador e CEO do Ebanx, em comunicado.
Com a aquisição, o portfólio será ampliado tanto para os clientes do Ebanx, quanto para os clientes da Remessa Online, especialmente em serviços de pagamentos internacionais B2B e B2C, ao mesmo tempo em que possibilita que os consumidores latinoamericanos tenham acesso às grandes marcas de todo o mundo, afirma Wagner Ruiz, cofundador e Chief Risk Officer do Ebanx.
“Tudo o que a Remessa Online construiu nesses 5 anos de história foi focado em entregar as melhores soluções aos clientes que desejam operar internacionalmente, dentro de uma proposta que une transparência, eficiência e entendimento de suas reais necessidades, sejam pessoas ou empresas dos mais diferentes portes. Isto está totalmente alinhado com a nossa missão junto ao EBANX, de continuar transformando o ambiente de negócios no Brasil e no exterior”, complementa Fernando Pavani, fundador e CEO da Remessa Online.
O nicho de pagamentos internacionais, remessas e operações cross-border vem atraindo diversas fintechs brasileiras.
No Brasil, a Remessa Online tem como principal competidor a Wise (antiga TransferWise), fintech britânica que vem ampliando seu portfólio de produtos no país. No mundo todo, 11 milhões de pessoas e empresas usam a plataforma da Wise, que processa mensalmente mais de 6 bilhões de libras em transações internacionais.
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