Joaquin Castrillo/Evertec | Imagem: Danylo Martins
Joaquin Castrillo/Evertec | Imagem: Danylo Martins

A Evertec, empresa porto-riquenha de soluções de tecnologia financeira e processamento de pagamentos, oficializou o fim da marca Sinqia, pouco mais de dois anos depois de anunciar a compra da companhia brasileira. Em evento para parceiros nesta quinta-feira (13/11), a Evertec reforçou sua ambição de ampliar a presença em diferentes segmentos do setor financeiro. E deixou claro que o Brasil, onde tem mais de 1 mil clientes, é prioridade para o crescimento dos negócios na América Latina.

Por aqui, a empresa já investiu mais de R$ 3,4 bilhões em três aquisições (além da Sinqia, foram compradas PaySmart e Tecnobank). Os movimentos de fusões e aquisições (M&A) não devem parar por aí, salientaram os executivos. O investimento no Brasil se concentra em três frentes: pessoas, tecnologia e produtos, e expansão por meio de M&A. “E por que no Brasil? Por causa do talento, da inovação e da oportunidade que vemos aqui em termos de continuar transformando o setor financeiro”, disse Joaquin Castrillo, responsável por Operações (Chief Operating Officer, COO) da Evertec.

De acordo com o executivo, o Brasil se tornou um dos mercados “mais dinâmicos, avançados e inovadores” para o grupo. Segundo ele, o País já é uma das operações que mais crescem dentro da companhia. E essa é uma tendência que deve se intensificar nos próximos anos.

Expansão

Atualmente, a Evertec opera em 26 países, com 11 escritórios e mais de 5 mil funcionários. A maioria deles não está em Porto Rico – no Brasil, são mais de 1 mil pessoas, por exemplo. Na leitura do executivo, a escala, somada ao conhecimento local trazido pela antiga Sinqia, permite construir uma oferta combinada “muito poderosa”, afirmou ele. Ele ressaltou que a empresa investe cerca de US$ 90 milhões por ano no desenvolvimento e na modernização de soluções.

“Nós estamos trabalhando muito duro para, no próximo ano, alcançar US$ 1 bilhão de dólares de receita”.

Claudio Prado/Evertec Brasil | Imagem: Danylo Martins
Claudio Prado/Evertec Brasil | Imagem: Danylo Martins

Também na abertura do evento, Claudio Prado, executivo responsável pela Evertec Brasil, comentou que o fim da marca Sinqia no País não altera a atuação nem reduz áreas de negócio. A mensagem é de continuidade e expansão. “Não temos nenhum objetivo de diminuir o negócio”, disse. A companhia pretende crescer em verticais como bancos, pagamentos, serviços, consórcios, previdência e fundos – muitas dessas absorvidas, inclusive, da Sinqia. O movimento também reforça a proposta de ser um one stop shop em serviços financeiros.

A Inteligência Artificial (IA) é peça central na estratégia de crescimento da Evertec, segundo o executivo. A adoção da tecnologia se baseia, principalmente, em quatro pilares: capacitação da equipe para uso cotidiano das ferramentas; aplicação de IA para eficiência interna; incorporação da tecnologia em produtos e soluções; e uso de IA para desenvolvimento de software. “Tenho convicção que esse é o futuro de qualquer companhia que quer atuar no mercado de software”, afirmou.