
O empresário Antonio Freixo, o “Mineiro”, fundador e CEO do grupo Entre, recebeu a aprovação do Banco Central (BC) para assumir o controle societário da Credihome Sociedade de Crédito Direto. A autorização está no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28/3). No mês passado, o Finsiders Brasil revelou a aquisição.
O negócio envolve apenas a licença de fintech de crédito (SCD) que a Credihome tem junto ao BC. A empresa, que atua com crédito imobiliário e home equity (empréstimo com garantia de imóvel), segue controlada pela startup de compra e venda de imóveis Loft, que adquiriu o negócio em 2021. “Eles tinham uma SCD que estava adormecida e que ficará com todo o core de banco do grupo”, explicou o CEO do grupo Entre.
De acordo com o empresário, a ideia é que a Credihome SCD mude de nome para Octa. “A SCD é praticamente um banco, só não pode alavancar capital. Com a Octa, vamos fazer toda a abertura de contas, emissão de cartões, liquidação de Pix e boleto. E a EntrePay continua focada em adquirência”, contou Mineiro.
Fundada por ele em 2016, a Entre Investimentos é especialista em estruturação de fundos e operações financeiras. As movimentações ganharam corpo a partir de 2022, quando a Entre comprou a operação da tradicional Global Payments no Brasil, dando origem à EntrePay.
O empresário aguarda, ainda, o sinal verde do BC para assumir o controle da fintech pernambucana Acqio. Atualmente, entre negócios adquiridos e parcerias, o ecossistema da Entre reúne 26 empresas. Entre elas estão, por exemplo, Pmovil (de serviços de valor agregado), WMoney (de empréstimos peer to peer, P2P) e Leads (securitizadora).