Payface, de pagamento por biometria facial, compra SmileGo para avançar no private label

A primeira aquisição da fintech ocorre pouco mais de três meses após o anúncio da extensão da Série A, no valor de R$ 15 milhões

A Payface, de pagamentos por biometria facial, anunciou nesta semana sua primeira aquisição. A fintech comprou a SmileGo, startup especializada em onboarding e pagamentos por reconhecimento facial com foco no mercado de cartões private label. O valor e os termos da transação não foram divulgados.

O negócio ocorre pouco mais de três meses após o anúncio da extensão da Série A, no valor de R$ 15 milhões, que trouxe para o captable o Revolution, fundo da Oasis Ventures. A rodada, que somou R$ 45 milhões, teve a liderança de um fundo do BTG Pactual, com participação também da Hi Partners e do multifamily office Oikos.

Fundada em 2021, a SmileGo fazia parte da RPE — que processa cartões próprios de cerca de 60 varejistas — e da Vsoft, fornecedora de tecnologia biométrica. De acordo com as empresas, o movimento permitirá que a Payface leve a sua tecnologia a diversos clientes da SmileGo, incluindo nomes como Grupo Pereira, Condor e Oscar Calçados

Em comunicado à imprensa, Eládio Isoppo, CEO e cofundador da Payface, lembra da sinergia entre as duas empresas. Segundo ele, a aquisição pode ampliar significativamente a oferta ao público. “Entendemos rapidamente as complementaridades que existiam entre as duas empresas”, disse.

Próximos passos

Com o negócio, Victor Braz, ex-CEO da SmileGo, assume a diretoria de arranjos fechados na Payface. “A união Payface e SmileGo reforça o nosso propósito de aprimoramento da experiência e segurança das jornadas de compra no varejo através do uso da biometria facial, e chega para ampliar e acelerar esse movimento”, afirmou ele, no comunicado.

A Payface informa, também, que os pagamentos biométricos podem oferecer benefícios aos emissores de cartões, por exemplo, o aumento do nível de segurança nas operações. Assim, nos próximos meses a ideia é alcançar 1 milhão de usuários ativos por mês. 

Além disso, a integração direta com a RPE (parceiro estratégico da Dock) e os varejistas que já capturam biometria no processo de adesão aos produtos financeiros faz com que os usuários não tenham que baixar o aplicativo da Payface, simplificando o uso da solução. A empresa espera, inclusive, anunciar os primeiros clientes do novo produto nos próximos 30 dias. 

‘Pixface’

Fundada em Florianópolis (SC) em 2018, a Payface desenvolveu uma tecnologia de biometria facial para tornar o pagamento em varejistas (supermercados e farmácias, por exemplo) mais rápido, simples e seguro. A solução está presente em redes como St. Marché, Zona Sul e Prezunic, do Grupo Cencosud. A expectativa é chegar ao final deste ano com 2 mil PDVs integrados à tecnologia.

A fintech está desenvolvendo, ainda, o pagamento com rosto via Pix. Nesse sentido, aguarda autorização do Banco Central (BC) para operar como iniciador de transação de pagamento (ITP), conforme Eládio revelou ao Finsiders, em conversa com o portal há cerca de um ano.

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