Seguro era a perna que faltava: Creditas compra Minuto

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Seguro era a perna que faltava no ecossistema de soluções da Creditas. Agora não falta mais. Nesta quarta-feira (21), a fintech fechou a compra da corretora digital Minuto Seguros numa operação que marca sua entrada no mercado segurador que, por óbvio, tem sinergia com as linhas de crédito com garantia de imóvel e automóvel, mas também com a vertical de “salário”, que inclui produtos e serviços financeiros para funcionários de empresas privadas.

A Creditas ainda não tinha seguro no portfólio, mas já vinha fazendo alguns movimentos no setor. Por meio de uma parceria com a Icatu, está em fase de implementação do produto de previdência privada para a base de clientes empresariais, apurou o Finsiders, com fundos que têm taxas de administração até 50% mais baixas que as praticadas pelo mercado. A página da solução já está no ar, inclusive.

O valor da transação com a Minuto não foi revelado, mas ao site Brazil Journal o fundador Sergio Furio disse que o deal foi o maior da história da empresa e representou um valor “muito maior” em relação ao cheque que a fintech fez este ano para a Voltz, de motos elétricas. Dinheiro não é um problema para a empresa fundada pelo espanhol, já que a Creditas levantou US$ 255 milhões, em dezembro, numa rodada liderada pela LGT, em que foi avaliada em US$ 1,75 bilhão (post-money).

O fundador da Minuto, Marcelo Blay — executivo experiente no mercado segurador — se torna sócio da Creditas, passa a ocupar a cadeira de VP da nova unidade de seguros da fintech e continua como CEO da Minuto. Os principais investidores da Minuto — Redpoint eventures e a seguradora canadense Intact — passam a integrar o captable da Creditas. Já a equipe de mais de 350 funcionários da Minuto se somam aos mais de 2 mil colaboradores (os tripulantes) da Creditas.

O que a Creditas viu na Minuto?

Pioneira no modelo de corretora digital de seguros, há dez anos — quando insurtech ainda nem era um termo discutido no Brasil — a empresa de Marcelo Blay soma números de respeito: mais de US$ 250 milhões em prêmios anuais e 160 mil clientes. A Minuto cuida de todo o processo de venda, incluindo contratação, gestão pós-venda, renovação digital e gestão de sinistros. A operação inclui mais de 15 seguradoras parceiras em diferentes modalidades de seguros, com destaque para o produto de auto (Creditas gosta).

Não à toa, a integração entre os business vai fortalecer, especialmente, a vertical de carros da Creditas. No mesmo aplicativo, o usuário pode comprar, vender, trocar, financiar, contratar crédito com garantia de veículo e, agora, também o seguro. É mole?

Segundo Blay, a Minuto foi um sonho que se tornou realidade. “Uma empresa que foi uma das precursoras na revolução tecnológica pela qual a indústria de seguros está passando, induzindo a digitalização do setor. Foi também capaz de ajudar a inclusão financeira no Brasil, trazendo para o mercado clientes que nunca tinham tido uma apólice de seguros”, relembra o empreendedor, em comunicado à imprensa.

Para Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas, dentro do ecossistema da Creditas, a insurtech vai acelerar seu crescimentos. “E assim, realizamos nosso sonho de oferecer uma plataforma digital em que os clientes possam fazer tudo o que necessitam para o seu carro: comprar, vender, trocar, financiar, tomar crédito e fazer um seguro. Tudo em um só lugar”, diz o founder, também no comunicado.

Ecossistemas

A compra da Minuto é a segunda feita este ano pela Creditas para acelerar um de seus ecossistemas. Em janeiro, logo após captar sua Série E, a fintech de Sergio Furio adquiriu a Bcredi, plataforma digital especializada no setor imobiliário fundada em 2017 por Maria Teresa Fornea Caron, a Tetê — que assumiu como VP de crédito imobiliário na Creditas. Assim, a fintech reforçou sua aposta no home equity.

A Creditas nasceu fazendo crédito com garantia (imóvel e veículos) e nos últimos anos vem diversificando sua atuação. Em maio, a fintech fez o lançamento do Creditas Auto, plataforma digital de compra, venda, troca e financiamento de carro. Também naquele mês, a empresa assinou um cheque para a fabricante de motos elétricas Voltz.

Antes disso, a fintech reforçara sua atuação com RH de empresas, movimento que ganhou força a partir de 2019, quando a Creditas comprou a fintech de crédito consignado Creditoo. No ano passado, lançou o Creditas @Work, um pacote de soluções para o RH das empresas, como consignado, plataforma de compras com desconto na folha (Creditas Store), antecipação salarial, cartão de benefícios flexíveis, além de conteúdos de educação financeira para os colaboradores das empresas.

No primeiro trimestre, a Creditas apurou prejuízo de R$ 64,6 milhões, 25,7% acima das perdas registradas nos três primeiros meses de 2020. A carteira de crédito atingiu R$ 1,54 bilhões no período, alta de 73,1% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Já a originação de novos empréstimos cresceu 56,7% em igual intervalo, atingindo R$ 420,7 milhões no primeiro trimestre de 2021. Já as receitas tiveram uma expansão de 49,6%, para R$ 124,2 milhões.

A empresa criada por Furio nasceu em 2012 (lembro-me de tomar um café com ele na antiga sede do BankFacil, o primeiro nome da Creditas) e começou com uma equipe enxuta, de 60 pessoas no fim de 2015. Dois anos depois, chegou a 270 profissionais. Agora, com a chegada da Minuto, passa a ter mais de 2,5 mil tripulantes, como a fintech chama os funcionários.

Qual será o próximo passo ou mercado na cabeça de Furio?

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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