'EMBEDDED FINANCE'

Senior Capital chega ao mercado para integrar serviços financeiros ao ERP

'Joint-venture' de BTG Pactual e Senior Sistemas é lançada pouco mais de um mês depois da aprovação do Banco Central

Fintechs
Fintechs | Imagem: Adobe Photoshop

O BTG Pactual e a Senior Sistemas estão colocando na rua sua nova joint-venture (JV). Batizado de Senior Capital, o negócio chega ao mercado para oferecer serviços bancários, crédito e outras soluções financeiras integrados aos sistemas de gestão empresarial (ERP). Pelo acordo, cada companhia terá 50% de participação na JV.

A Senior Capital tem como objetivo apoiar CFOs e gestores financeiros na otimização da gestão de caixa e no investimento no crescimento de suas empresas. Para isso, vai oferecer um portfólio que inclui crédito para financiamento da cadeia de fornecedores, antecipação de recebíveis, capital para aquisição de ativos e outros serviços. Com a integração dessas soluções aos sistemas de gestão, elimina-se a necessidade de múltiplas plataformas, explicam as empresas em nota à imprensa.

“Ao integrar serviços financeiros diretamente no sistema de gestão, simplificamos os processos de rotina e capacitamos as empresas a tomar decisões financeiras mais estratégicas”, disse Gabriel Motomura, sócio do BTG Pactual e co-head do BTG Pactual Empresas, na nota.

Para Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior Sistemas, o acesso ao crédito adequado é um dos principais desafios para as empresas que buscam crescimento e competitividade. “uitas vezes, os recursos disponíveis não atendem às necessidades reais de cada negócio, seja pelo prazo, pelas taxas ou pelas condições de pagamento. A Senior Capital nasce para mudar esse cenário, combinando tecnologia de gestão e inteligência de dados para oferecer soluções financeiras com as melhores condições”, afirmou.

O lançamento oficial da Senior Capital ocorre pouco mais de um mês depois da aprovação do Banco Central (BC). O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já havia autorizado a operação em 2023.

Mercado competitivo

O acordo entre BTG e Senior não é o primeiro desse tipo. Em julho de 2023, Itaú e Totvs concluíram uma JV de mais de R$ 1 bilhão, criando a Totvs Techfin.

Mais um exemplo é a Stone com a Linx. Quatro anos depois de comprar o ERP por R$ 6,7 bilhões, desbancando a Totvs, agora a credenciadora está buscando interessados em adquirir esse ativo, depois da tentativa frustrada de integração entre os negócios.