
A LastWish, plataforma especializada em planejamento familiar e sucessório, recebeu R$ 10 milhões da SRM Ventures, braço de Venture Capital da gestora SRM Asset. Com o aporte, a fintech estreia no segmento de concessão de crédito para inventários. A meta da fintech é apoiar cerca de 500 famílias no período de um ano.
O novo produto tem como objetivo ajudar famílias com dificuldades financeiras para arcar com os custos de inventários. Entre eles estão, por exmplo, taxas de cartório, honorários advocatícios e impostos. “O crédito inventário irá destravar trâmites paralisados, liberando acesso aos bens do falecido e permitindo que os beneficiários quitem o crédito, após a conclusão do processo”, explicou Fabiano Carrijo, CEO da LastWish, em nota.
Boom de inventários extrajudiciais
Com pouco mais de um ano de operação, a startup tem parceria com seguradoras, corretoras e planos funerários. Atua na organização patrimonial em vida, na simulação de inventários, no apoio à elaboração de testamentos particulares e na consulta de apólices de seguro ativas.
No Brasil, o número de inventários extrajudiciais vem crescendo ano a ano: foram 242.853 em 2023 e cerca de 247 mil em 2024. Apenas no primeiro semestre de 2025, já se registraram 142,9 mil inventários no País, com São Paulo projetando recorde anual, de acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).
Considerando custos obrigatórios como ITCMD (4% a 8%), emolumentos e honorários, existe um vazio de funding de bilhões de reais ao ano, que mantém famílias com o patrimônio bloqueado. De acordo com a LastWish, ao financiar despesas imediatas (cartório, ITCMD e honorários), a solução destrava patrimônio e permite que os herdeiros preservem, no mínimo, 20% de margem de valor em relação a vendas apressadas.
Crédito
O investimento está alinhado à estratégia da SRM Ventures de apoiar fintechs de nicho e impulsionar a concessão de crédito no País. Em três anos de operação, a SRM Ventures originou mais de R$ 1,2 bilhão em crédito.
“No último ano, investimos em seis startups. Contamos hoje com 13 empresas no portfólio e planejamos negociar entre oito e dez novos deals no próximo ano”, disse André Szapiro, responsável pela operação. Recentemente, a casa anunciou investimento na Unbox, plataforma de e-commerce para marcas que vendem diretamente ao consumidor (D2C).