"FINTEX"

Vixtra capta R$ 180 mi para dar mais crédito a 'sellers' do varejo online

A fintech para pequenos importadores estruturou um novo FIDC de R$ 150 milhões, e recebeu mais R$ 30 milhões em aportes de investidores

Da esq. para a direita: Guilherme Rosenthal, Leonardo Baltieri e Caio Gelfi/Vixtra - Imagem: Divulgação
Da esq. para a direita: Guilherme Rosenthal, Leonardo Baltieri e Caio Gelfi/Vixtra - Imagem: Divulgação

Vixtra, fintech especializada em soluções financeiras para importadores, acaba de levantar R$ 150 milhões no seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). As cotas foram compradas pelos investidores Capitânia, Verde, Credit Saison e Contea. O objetivo da Vixtra é oferecer mais crédito e mais serviços a pequenos e médios importadores. Seus principais clientes são vendedores (‘sellers’) de sites de varejo online – ou marketplaces.

Segundo seu co-fundador e co-CEO, Leonardo Baltieri, a fintech de comércio exterior é a única que aceita como garantia as próprias mercadorias importadas pelos clientes. Isso por que desenvolveu um software que rastreia toda a operação. Ele explica que a fintech não concorre diretamente com bancos e outras instituições, mas sim funciona como uma linha de crédito adicional para seus clientes.

“Vendedores que importam mercadorias e vendem em marketplaces – mesmo nos chineses – só têm seus estoques para dar como garantia. Nos bancos, eles precisariam apresentar imóveis ou outras garantias reais para conseguiir se financiar. Afinal, os bancos não têm como rastrear as mercadorias. Nós temos”.

Além do capital injetado pelos investidores no FIDC, a fintech ainda recebeu novo aporte de R$ 30 milhões em uma nova rodada pré-Série A, realizada pela Valor Capital,  QED Investors, NXTP, Endeavor e Actyus.

Crescimento de 823%

No ano passado, segundo Leonardo, a empresa cresceu 823%. Ele prevê que o desempenho se repetirá em 2024. E explica por quê. “Existem 49 mil pequenos e médios importadores, que movimentam cerca de R$ 500 bilhões por ano. Nós nascemos em 2022 e só começamos a crescer no ano passado. Ou seja, ainda temos um percentual muito pequeno desse mercado. Apostamos no crescimento dessa participação”. Segundo Leonardo, o bolo não cresce há alguns anos, mas o segmento de importação no Brasil é resiliente.

Além disso, o foco que a Vixtra escolheu – os sellers de marketplaces – está em franca expansão no Brasil. Aliado ao fato de aceitar os bens como garantia, e à oferta de outras soluções, como o próprio software de rastreamento e câmbio, a Vixtra já se prepara para entrar em seguros e hedge (proteção) cambial. “O objetivo é sermos, nós também, um marketplace de soluções completas para esses pequenos e médios importadores”.

Em 2022, a empresa já havia levantado R$ 53 milhões em equity em rodadas de seed e pré-Série A com a Valor Capital, QED Investors, NXTP, Endeavor, Actyus e investidores anjo, além do capital para o FIDC. De acordo com a empresa, o valor total aportado até agora a posiciona entre as com os maiores investimentos já levantados no Brasil por startups nesse estágio.