'CROSS BORDER'

Wise lança conta multimoedas para microempresas brasileiras

Conta tem um cartão de débito Visa atrelado, para facilitar pagamentos transfronteiriços a PMEs

Wise
Wise | Imagem: divulgação

A Wise anuncia nesta quarta-feira (4/12) o lançamento da sua vertical Empresas. É uma conta global que permite microempresas brasileiras com necessidades de pagamentos internacionais gerenciar transações em mais de 40 moedas. Em nota, a Wise afirma que é a primeira conta PJ multimoeda no mercado que combina um cartão de débito internacional Visa.

O produto oferece aos microempreendedores uma solução de gestão das finanças internacionais, facilitando a expansão no mercado global. “Nossa missão é simplificar os pagamentos internacionais, com produtos que facilitam o fluxo de dinheiro globalmente”, afirmou Enio Almeida, diretor-executivo da Wise no Brasil, em nota.

A Wise Empresas permite pagamento em 18 moedas. “Junto com a Wise, queremos construir um ecossistema que capacita empresas no Brasil a crescer e a prosperar internacionalmente”, disse Eduardo Abreu, vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil.

Internacionalização

Pesquisa recente da Opion Box encomendada pela WIse revela que 68% dos empreendedores brasileiros ainda não possuem atividade internacional planejam ter nos próximos 12 meses. No entanto, quase um terço (31%) hesita em expandir internacionalmente devido aos altos custos envolvidos nas transações de câmbio.

Ainda segundo a pesquisa, esses empreendedores enfrentam desafios como falta de transparência nas estruturas de tarifas dos fornecedores e à lentidão nos prazos de processamento. Especificamente, 48% dos empreendedores afirmam que os processos atuais para receber dinheiro do exterior são demorados e pouco claros. Outros 48% têm dificuldades para compreender as tarifas associadas às transações internacionais.

Os atributos mais valorizados por essas empresas são tarifas baixas (68%) e clareza e transparência nas informações (59%). “Os serviços bancários para empresas frequentemente são caros e complexos de configurar e gerenciar, especialmente em uma escala global. O lançamento da Wise Empresas oferece uma melhor opção para todas as microempresas que buscam expandir suas operações internacionais de maneira conveniente e econômica”, disse Enio.

Cenário desafiador

O cenário para microempreendedores brasileiros com operações internacionais é desafiador. Embora 80% dos entrevistados relatem receber pagamentos do exterior, quase metade (48%) enfrentou dificuldades ao receber em diferentes moedas. Além disso, 60% desses empresários apontam os custos de câmbio (FX) como um dos três maiores desafios na gestão de suas operações.

E mais: 46% dos empresários com operações internacionais afirmam ter que reduzir outros custos devido às perdas geradas pelas taxas de câmbio, e 60% concordam que os elevados custos de pagamentos internacionais dificultam sua expansão global.

Entre os dias 14 e 22 de outubro de 2024, foram entrevistados 472 proprietários de microempresas (com 1 a 10 funcionários ou empresários individuais), com 18 anos ou mais, das classes sociais AB, em todo o Brasil. Esses entrevistados já possuem necessidade de gerenciar seus negócios internacionalmente ou planejam expandir seus negócios para o mercado internacional nos próximos 12 meses.