COOPERAÇÃO

Abranet se junta à Febraban e Zetta na Tentáculos, plataforma antifraude da PF

Objetivo é unir esforços na prevenção a fraudes e combate a outros crimes financeiros no ambiente digital. No final do ano passado, a Febraban e a Zetta se juntaram à plataforma.

Andrei Augusto Passos Rodrigues/PF, e Mariana Gregório/Abranet - Imagem: divulgação
Andrei Augusto Passos Rodrigues/PF, e Mariana Gregório/Abranet - Imagem: divulgação

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) assinou nesta terça-feira, dia 14/5, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal para integrar a Plataforma Tentáculos. O foco do acordo é a adesão das paytechs e fintechs associadas à plataforma da PF.

A criação da plataforma foi uma iniciativa da Caixa em 2027. Mas, hoje centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados. Seu objetivo é unir esforços na prevenção a fraudes e combate a outros crimes financeiros no ambiente digital. No final do ano passado, a Febraban e a Zetta se juntaram à plataforma.

“Nosso objetivo é a cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes financeiras eletrônicas ou digitais. Isso, principalmente em contas de pagamento, mantidas por paytechs e fintechs associadas à Abranet. Mas também temos interesse na criação de uma rede nacional de investigação e combate a fraudes”, disse a Abranet em nota.

Fundada em 1996, a entidade representa empresas pioneiras em serviços nativos da Internet, especialmente pequenos provedores de acesso, provedores de conteúdo, plataformas, fintechs, paytechs e data centers. De abrangência nacional, conta com mais de 400 associadas.

A cerimônia de formalização do acordo foi na sede da Polícia Federal, em Brasília/DF, com a presença de autoridades e representantes da Abranet. Entre eles, Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal e Mariana Gregorian, presidente do Conselho de Meios de Pagamento da Abranet.