O Banco Carrefour lançou um programa para incentivar o empreendedorismo dos funcionários – e virar cliente deles. Liderado pelo time de inovação da instituição, o projeto convidou colaboradores do banco e de todo o Grupo Carrefour Brasil a construir novos produtos conectados a desafios da companhia e começar a empreender.
A inciativa teve início ainda em dezembro de 2020, quando aconteceram os primeiros Hackathons entre os times internos. Os eventos tiveram como foco a capacitação dos colaboradores e a disponibilização de dados para o desenvolvimento das soluções. De lá, saíram os quatro projetos selecionados e que agora estão em fase de estudo de viabilidade.
O desenvolvimento de cada solução segue até o mês de junho, quando os colaboradores passarão por um novo estágio de aceleração dos projetos em um Bootcamp, formato que une um treinamento intensivo com a aplicação na prática. Após esta etapa, acontecem as apresentações finais para a diretoria do Banco Carrefour.
A partir daí os participantes, em conjunto com a empresa, poderão optar por três alternativas, como a permanência com vínculo atual de trabalho, a incorporação do projeto como uma nova área de negócio dentro da instituição financeira ou, ainda, o desenvolvimento de sua própria Startup com base no projeto apresentado. Neste último caso, o Banco encerra o contrato com cada um dos envolvidos e passa ser cliente ou investidor da nova empresa criada, oferecendo um aporte inicial para início da operação.
Para Charles Schweitzer, head de inovação do Banco Carrefour, o objetivo do programa é criar um novo formato de construção de projetos entre organização e colaboradores. “Estamos falando aqui de um novo modelo de empreendedorismo. A empresa oferece a capacitação, a mentoria, as ferramentas e o espaço para discussão. O colaborador entra com a criatividade, o insight, a ideia inovadora. Ao final, juntos, podemos gerar oportunidade de novos negócios para todos e fortalecer o ecossistema”, afirma.