O Banco Central (BC) aprovou a criação de uma Sociedade de Crédito Direto (SCD) pelo grupo FitBank, especializado em soluções de Banking as a Service (BaaS). A nova empresa vai chamar EasyCrédito, mesmo nome da empresa de soluções de crédito adquirida pelo FitBank em 2022. A autorização saiu na quarta-feira (19/2) no Diário Oficial da União, e vai permitir ao grupo ofertar soluções de crédito sem a necessidade de intermediários do setor financeiro.
A EasyCrédito é um marketplace de crédito pessoal conectada com bancos, financeiras e fintechs que surgiu em Goiânia pelas mãos dos sócios Egio Junior, Marcos Ramos e Bárbara Ramos. Na época da aquisição, o valor não foi revelado.
“Com essa licença adicional, o FitBank está autorizado a fazer, entre outras, as chamadas operações de bancarização, com possibilidade de emitir Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) próprias, ampliando ainda mais a sua atuação e oferta de serviços para o mercado de capitais, e concessionárias de serviços públicos”, afirmou em nota Tulio Cohn, diretor jurídico e corporativo do FitBank.
Assim, a SCD amplia o leque de serviços já ofertados pelo FitBank – produtos e serviços financeiros de diversos níveis de complexidade. Agora, ele dá mais um passo estratégico na sua expansão, com a licença para estruturar financiamentos e outras soluções de crédito.
O FitBank afirma que processa atualmente mais de R$ 20 bilhões ao mês e já expandiu suas operações para outros países da América Latina.
“Com mais de 700 colaboradores, em 2024 o FitBank processou mais de 1,3 bilhão de transações para 200 grupos econômicos que, por sua vez, servem a mais de 100 milhões de usuários finais em 18 diferentes setores da economia”, disse a fintech, na nota.