O Banco Central (BC) anunciou novidades do PIX para 2023: um dispositivo de segurança para coibir o uso de contas de laranjas e o Pix Automático, para pagamentos recorrentes. A decisão foi tomada durante a 18ª reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo permanente que coordena diversos agentes de mercado na construção participativa e transparente do Pix, realizada em 1/12.
Também está previsto o desenvolvimento de uma nova versão do Mecanismo Especial de Devolução, o MED 2.0. O propósito é aumentar a eficácia do sistema de devolução de recursos que foram objeto de fraude.
O principal produto a ser trabalhado no próximo ano é o Pix Automático para pagamentos recorrentes, como serviços públicos e outras contas que exijam pagamentos periódicos (escolas, academias, assinaturas, serviços de streamings entre outros). A função será similar ao que ocorre no débito em conta atualmente, mas sem depender de convênios bilaterais, com uma experiência de uso padronizada e aprimorada, utilizando todos os benefícios do Pix.
Ainda em 2023, o Pix vai contar com um novo dispositivo de segurança para marcação de fraude. Atualmente, qualquer conta usada para fraudes, as conhecidas “contas laranjas”, ficam marcadas como suspeitas. A partir do ano que vem, os CPFs dos seus donos serão identificados sob suspeita, o que irá aumentar a segurança, pois evita que esses “laranjas” continuem criando e usando novas contas para fraudes.